Mídias Sociais

Esporte

Jogos Olímpicos de 2020 são adiados por conta da pandemia do coronavírus

Sérgio Barcellos

Publicado

em

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta terça-feira (24) que os Jogos Olímpicos foram adiados para o ano que vem. A decisão foi confirmada após o pedido de adiamento do primeiro-ministro japonês Abe Shinzo. A cidade de Tókio foi a escolhida para sediar o evento, que estava programado para ter sua abertura no próximo dia 24 de julho.

A decisão de adiar os Jogos Olímpicos foi motivada pela pandemia do coronavírus, que se espalhou pelo mundo e vem causando grandes impactos em vários países. De acordo com Abe, o comunicado oficial saiu após uma conversa telefônica entre ele e o presidente do COI, Thomas Bach.

"Na circunstância presente, e baseados na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não depois do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional.", disse o COI por meio de um comunicado.

Mesmo com as olimpíadas sendo realizadas apenas no ano que vem, o nome oficial do evento seguirá sendo Tóquio 2020. Os Jogos Olímpicos já haviam sido cancelados em outras três oportunidades na história: em 1916, 1940 e 1944, por conta da Primeira e Segunda Guerra Mundial. É portanto a primeira vez na era moderna que ele é adiado, e por um motivo completamente diferente.

Atletas e entidades esportivas de vários países faziam muita pressão para os Jogos Olímpicos de 2020 fossem adiados. O Canadá foi um dos que ameaçaram boicotar a Olimpíada, assim como a Austrália, que deixou claro que não enviaria seus atletas. Noruega e Grã-Bretanha também pressionaram o COI e ameaçaram não participar dos Jogos. Os comitês do Brasil, Eslovênia, Alemanha haviam pedido o adiamento, assim como as equipes norte-americanas de natação e corrida.

Foto: reprodução

Mais lidas da semana