O time masculino do Paraesporte de Rio das Ostras embarcou no último final de semana com destino a cidade de Santos, em São Paulo. O objetivo? Disputar o título da Liga de Futsal Unificado do Estado do Rio de Janeiro, campeonato que foi promovido pela Special Olympics. Após uma partida emocionante e marcada pelo equilíbrio, os riostrenses bateram a equipe do Fundec de Duque de Caxias por 1 a 0 e faturaram o título da competição.
Na condição de finalista, o Paraesporte de Rio das Ostras já havia assegurado uma das duas vagas para a disputa da Liga Nacional, que será realizada nos dias 25 e 27 de novembro em Santos, São Paulo. Mesmo com a classificação garantida, o Rio das Ostras queria mais. Faltava o título da Liga de Futsal Unificado. E os riostrenses foram atrás deste objetivo. Conquistado após muito esforço sobre o bom time do Fundeq.
O município de Rio das Ostras também teve um representante no feminino. As meninas do Paraesporte eram as únicas do torneio e mesmo disputando com os homens, conseguiram assegurar a quinta colocação, depois de vencer o time da Escola Favo de Mel (Rio de Janeiro) por 3 a 2.
Além dos times de futsal, o Paraesporte de Rio das Ostras levará também equipes de vôlei de praia para a disputa da Liga Nacional. O esporte unificado é uma modalidade inclusiva, na qual atletas com e sem deficiência atuam juntos na mesma equipe. O projeto de Paraesporte é mantido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Rio das Ostras.
Já a Special Olympics é um movimento global sem fins econômicos que, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.
Sérgio Barcellos
Foto: Gabriel Sales