Mídias Sociais

Esporte

Cambuci, Dônavan, Lepu... Base vira opção e ganha força em ano de crise

Avatar

Publicado

em

 

Sem dinheiro e com a falta de apoio para fazer "gordas" contratações nesta temporada, o Macaé recorreu a uma antiga receita para completar o elenco deste ano: as categorias de base. Diversos jogadores do time sub-20 foram incorporados à equipe principal, e oito atletas formados pelo clube conseguiram uma oportunidade nas competições em que o Alvianil Praiano disputou - Campeonato Carioca e Série C do Brasileiro.

São eles Paulo Victor, Matheus Cambuci, Charles, Luan, Dônavan, Lepu, Luan, Yuri e Matheus Babi. Todos eles entraram ao menos uma vez em campo ao longo da temporada. Alguns tiveram até mesmo um papel importante no time titular, como Matheus Cambuci, e outros que chegaram a se mostrar decisivos na luta contra o rebaixamento na Série C do Brasileirão, como Dônavan,  principal destaque na vitória por 3 a 0 sobre o Guaratinguetá, que praticamente carimbou a permanência do Alvianil na Terceirona.

Dos oito jogadores citados, aliás, dois nem fazem mais parte do elenco do Macaé: Yuri e Matheus Babi. Destaques no Campeonato Carioca sub-20, a dupla chegou a ganhar espaço no estadual com o elenco profissional e rapidamente despertou a atenção do Grêmio. Ambos foram emprestados ao time gaúcho até o fim de 2017 e têm, inclusive, cláusulas contratuais com passes fixados para compra.

Para o técnico alvianil Josué Teixeira, a dificuldade financeira enfrentada pelo clube nesta temporada foi o que, de fato, permitiu uma abertura grande para os jovens no elenco principal. Ele fez diversos elogios para a maioria dos oitos jogadores citados e alguns que sequer receberam oportunidades no ano, como Alvarenga, Álvaro e Vitinho, e usou o exemplo do exímio clube formador do futebol brasileiro para espelhar a situação do Macaé: o Santos, que, em 2002, passou por um aperto financeiro, recorreu à base, revelou nomes como Diego e Robinho e faturou o título do Brasileirão sob o comando de Emerson Leão.

 

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana