Mídias Sociais

Esporte

Barra de São João vai receber Congresso Internacional de Capoeira no fim deste mês e início de dezembro

Avatar

Publicado

em

 

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, Barra de São João  estará sediando o Congresso Internacional de Capoeira e a XXVI Reunião da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna mais de 200 mestres da modalidade de várias partes do país e do exterior.

Ainda de acordo com os organizadores, durante o encontro serão realizadas diversas atividades, dentre elas corridas, campeonatos (divididos por faixa etária e graduação) além de apresentações temáticas como samba de roda, maculelê, dentre outras, em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

Tanto a Reunião da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira quanto o Congresso Internacional são realizados anualmente desde 1991 em várias cidades do Brasil e também do exterior. No ano passado, por exemplo, o encontro aconteceu na cidade de Lausanne, na Suíça. O evento tem como um dos objetivos atualizar os associados em relação ao que ocorre nos diversos estados e países de atuação da associação. Já para os mestres, contra mestres e professores, é uma oportunidade de aprimorar, desenvolver, expor e orientar, através de recursos, oficinas e palestras para o público presente.

No encontro, os alunos da cidade organizadora recebem a graduação da copeira, como forma de motivação e reconhecimento, proporcionando também a oportunidade de conhecer capoeiristas de outras cidades, estados e países.

Sérgio Barcellos

Foto: divulgação

Mais lidas da semana