Mídias Sociais

Destaque

XIII Conferência Municipal de Saúde é aberta no Centro de Convenções em Macaé

Publicado

em

 

Com objetivo de contribuir para a formulação da política de saúde na cidade, o evento termina nesta sexta-feira (30)

Daniela Bairros

"Redescobrindo a Atenção Básica". Esse é o tema da XIII Conferência Municipal de Saúde, que foi aberta na manhã dessa quinta-feira (29), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O objetivo é contribuir para a formulação da política de saúde do município. O prefeito de Macaé,  Dr. Aluizio.  Na oportunidade, o prefeito falou sobre a crise no país que muitas vezes limita as soluções. “O que o estado precisa é dar a população o que ela necessita. A conferência discutirá essas dificuldades e limitações e esperamos que sejam elaboradas propostas concretas que possam, enfim, dar um rumo à saúde do município. É proibido desperdiçar, pois o que não faz falta hoje, poderá fazer falta amanhã”, ressaltou.

A conferência prossegue nesta sexta-feira (30).

A coordenadora da comissão organizadora da Conferência Municipal de Saúde, Adriana Leclerc, elogiou o empenho de todos integrantes da organização. “A conferência é de extrema importância para elaborar políticas que vão valer por quatro anos. Todos os municípios devem fazer suas conferências, pois é uma oportunidade de ver o que queremos e melhorar o que temos. Espero que tenhamos propostas que possam ser realmente concretizadas “,  destacou.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Pires de Carvalho, destacou os desafios da Atenção Básica, ressaltou que todos os assuntos debatidos são importantes, pois cada um deve fazer sua parte.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Sebastião Piraí, destacou também a importância da realização da Conferência Municipal de Saúde, principalmente no cenário atual que vive o Estado do Rio de Janeiro e o país.  "Estamos vivendo momentos difíceis e é muito importante que possamos tirar diretrizes que vão nortear as políticas de saúde de nossa cidade", disse.

O secretário municipal adjunto de Alta e Média Complexidade, Leandro Mattos, ressaltou a importância da realização da Conferência em prol da cidade. "Gostaria de parabenizar a todos por esse evento e que os dados revelados aqui possam contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da saúde do nosso município", disse.

Márcio Barcelos falou sobre os avanços técnicos e científicos na assistência dos enfermos e que vem trazendo resultados positivos. "É um desafio garantir o retorno normal da saúde dos cidadãos. Devemos unir esforços e investir na prevenção, no saneamento básico, Estratégias Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS)", frisou.

Estandes

A XIII Conferência Municipal de Saúde também conta com estandes do Centro Regional de Informações sobre medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde; Controle Avaliação e Auditoria; Centro de Controle Zoonoses (CCZ); DST/Aids; Estratégia Saúde da Família (ESF); Programa Saúde da Mulher; subsecretaria de Saúde Bucal e Núcleo Municipal de Saúde Integrativa.

Programação desta sexta-feira (30)

7h30 - Credenciamento.

8h - Café de manhã.

9h - Grupos de trabalho.

12h - Almoço.

13h - Retorno dos grupos.

15h30 - Entrega de relatórios e apresentação cultural - Grupo de teatro Grutas.

16h - Plenária final.

18h – Encerramento

 

Crédito:  Ana Chaffin

Mais lidas da semana