Mídias Sociais

Cidades

Fazenda Campos Novos em Cabo Frio poderá abrigar projetos culturais e científicos

Publicado

em

 

O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) liberou a instalação da tenda de 200 m² que vai abrigar a Casa da Ciência

A Fazenda Campos Novos, localizada no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, além de abrigar uma grande riqueza histórica passará a ter ainda mais valor. O espaço poderá abrigar a Casa da Ciência de Cabo Frio, além do Espaço Charles Darwin e do Parque Arqueológico. De acordo com a prefeitura, a expectativa é que os três projetos sejam inaugurados na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no mês de outubro.

Com relação ao processo de implantação da Casa da Ciência na Fazenda Campos, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) liberou a instalação de uma a tenda de 200 m² que vai abrigar o projeto. No ofício, o IPHAN deixa claro que o órgão "não tem nada a se opor' a instalação da tenda, uma vez que o projeto é voltado para disseminar a cultura na região. Ressalta ainda que técnicos já haviam visitado e aprovado o espaço.

Além desse projeto, a Fazenda Campos Novos vai atender o Espaço Charles Darwin, com exposição permanente do cientista e criação de roteiro turístico-científico, cujo principal objetivo é proporcionar o resgate da importância do Brasil na história da ciência mundial. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a exposição será de responsabilidade pedagógica do Instituto de Geologia, Casa da Ciência e Instituto de Física da UFRJ. A mostra terá caráter inter e multidisciplinar com conteúdos que envolvem ciências, turismo, cultura, história, meio ambiente e agricultura com equipamentos adequados, informações e formação continuada. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e segurança do local, além da criação de uma unidade de Conservação da Floresta próxima à fazenda.

Ainda na Fazenda Campos Novos também será instalado o Parque Arqueológico, que a transformará na sede geral do Geoparque Costões e Lagunas. A parceria para implantação dos projetos foi firmada entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio, do IPHAN e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

O IPHAN é parceiro dos projetos que serão implantados na fazenda, com o intuito de fomentar atividades culturais e educacionais no local. Segundo a arquiteta e chefe do Escritório Técnico na Região dos Lagos - IPHAN/RJ, Caroline Dazzi, essa ação contribuirá expressivamente para a disseminação da cultura e conhecimento na região.

“Oferecemos todo o apoio para que a Casa da Ciência consiga estabelecer aqui mais um centro de popularização da ciência, explorando diversas áreas do conhecimento e promovendo atividades que provoquem a curiosidade e a consequente construção do saber. Esperamos que está ação possibilite uma maior familiarização dos habitantes da Região dos Lagos, não só com a ciência mas também com a história deste lugar, propiciando o alargamento do conhecimento em diversas áreas, fazendo jus à figura significativa de Charles Darwin e sua ideologia. A instalação da tenda será, com certeza, um ponto difusor de saber e um divisor de águas na vida cultural e acadêmica da Região dos Lagos”, disse a arquiteta.

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana