Mídias Sociais

Destaque

Rede de saúde em Rio das Ostras disponibiliza testes rápidos para diagnóstico do HIV

Publicado

em

 

No dia 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids, equipes estarão realizando os testes.

A rede de saúde de Rio das Ostras estará disponibilizando testes rápidos e gratuitos para diagnóstico do HIV (vírus da Aids).

No dia 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, realizando os testes. Na Praça José Pereira Câmara, profissionais de saúde e grupos voluntários farão uma ação de prevenção e orientação sobre a doença, com entrega de preservativos.  Em Rio das Ostras a campanha é promovida pelo Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais em parceria com o Conselho Gestor do SAE (Serviço de Assistência Especializada), a Pastoral da Aids e a ONG Grupo Ostras G.

A Campanha do Dia Mundial da Aids, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), este ano tem como tema central o direito à saúde, por todos, em todos os lugares. De acordo com a ONU, o fim da epidemia de Aids dependerá em grande medida de garantir o direito pleno à saúde no mundo.

A  Aids é transmitida pelo vírus HIV.  A doença pode atingir homens e mulheres, independente de suas orientações sexuais, idade ou condição social. Saber do contágio precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo.

Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado. Por isso a importância de obter o diagnóstico o mais breve possível, além de interromper a cadeia de transmissão da doença.

Daniela Bairros

Crédito: Maurício Rocha

 

 

Mais lidas da semana