Mídias Sociais

Destaque

Prefeitura de Macaé realiza ações para lembrar o Dia Mundial de Luta contra Aids

Avatar

Publicado

em

 

Foram realizados testes rápidos para o HIV, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

O Dia Mundial de Luta contra Aids, nesta sexta-feira (1°) foi marcado por várias ações realizadas pela Programa IST/Aids, da Secretaria de Saúde e coordenação de Gênero e Acesso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, de Macaé.

Foram realizados testes rápidos para o HIV, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, entrega de folhetos explicativos e distribuição de preservativos em frente ao Centro Cultural de Macaé. Diariamente, os testes são realizados, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O resultado demora 30 minutos para ficar pronto. Em casos positivos, o paciente inicia o tratamento imediatamente.

Desde o início do ano até esta sexta-feira (1°), 95 testes deram positivo em Macaé. Segundo Rodrigo Azevedo Bezerra, coordenador do Programa IST/Aids, é importante realizar o maior número de testes para que essas pessoas não transmitam a doença. “ O objetivo é que o paciente apresente carga viral indetectável. Por ano, nós registramos, em média, de 20 a 25 mortes por causa da doença. Geralmente, são pessoas que estavam contaminadas e não fizeram o tratamento a tempo. Infelizmente, tem muitos pacientes que não dão continuidade ao uso do medicamento antirretroviral”, enfatizou.

A Aids se manifesta através de erupções na pele, pneumonia e tuberculose. É importante que a pessoa se submeta o mais rápido possível ao teste e inicie o tratamento medicamentoso.

Além dos testes para o HIV, o Programa IST/Aids do município realiza diagnósticos para Hepatites B e C, e ainda sífilis.

O Programa IST/Aids funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Rua Tenente Coronel Amado, na sala 33, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (22) 2762-7996.

A Coordenadoria de Gênero e Acesso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, fica no Centro de Convivência do Idoso, na Ajuda de Baixo, s/n. Telefone: (22) 2765-0593.

Daniela Bairros

Crédito: Ana Chaffin

Mais lidas da semana