Nesta sexta-feira, 01, ações serão realizadas na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio.
Nesta sexta-feira, 01, Cabo Frio dará início a campanha Dezembro Vermelho, que visa ajudar a população no combate a Aids. As primeiras atividades da campanha acontecem na Praça Porto Rocha, das 9h às 15h, através da parceria do Hospital Dia com a Pastoral da AIDS.
As pessoas que comparecerem ao evento terão acesso às informações, insumos de prevenção e aconselhamento pré e pós-teste rápido no consultório da matriz auxiliar da Igreja Católica Nossa Senhora da Assunção, no Centro de Cabo Frio. Para a coordenadora administrativa do Hospital Dia, Adriana Gonzalez, o principal objetivo do evento é sensibilizar a população.
“As pessoas precisam entender que qualquer um pode ter o vírus da AIDS e não ter conhecimento disso, por isso, ninguém deve ter medo de fazer o teste, já que não saber não significa não ter. Todos que estão sexualmente ativos estão vulneráveis ao vírus e, por isso, chamamos a atenção da população cabo-friense”, reforçou a coordenadora.
Além da ação realizada na Praça Porto Rocha, durante todo o mês de dezembro o Hospital Dia estará oferecendo testes rápidos de AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. A unidade cuida de 800 a 1000 pacientes com o vírus HIV, e apenas nesse ano 130 novos casos surgiram. O hospital está localizado na Rua Expedicionários da Pátria, no bairro São Cristóvão.
Em Arraial do Cabo, todas as unidades de Saúde terão testes rápidos, distribuição de preservativos e palestras, nesta sexta-feira, 01. De acordo com a Prefeitura, os exames que o município cabista irá realizar são rotineiros em toda rede de Saúde municipal, mas serão intensificados durante o mês de dezembro.
“Compareçam as unidades de saúde, não só porque estamos em campanha, mas porque é importante fazer os testes. O uso de preservativo é extremamente importante para prevenção, mas não é o único meio de transmissão. Se qualquer cidadão quiser retirar dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima que nossas equipes são aptas a ajudar”, disse Kefuru, Secretário de Saúde.
Hoje, segundo o UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, mais de 1 milhão de pessoas, entre adultos e crianças, morrem por ano, no mundo, portando o vírus, muitos sem saber que possuem a doença. Por isso, é muito importante fazer o teste rápido regularmente.
Um relatório, também emitido pelo UNAIDS, apontou que cerca de um terço dos soropositivos são diagnosticados em um estado avançado da doença, o que diminui qualquer esforço médico para dar melhores chances de vida aos pacientes.