Mídias Sociais

Destaque

Outubro Rosa movimenta mulheres de Cabo Frio

Publicado

em

 

Unidades de saúde de Tamoios recebem atividades nesta semana. 

Faltando poucos dias para o mês de outubro acabar, o município de Cabo Frio continua investindo na Campanha Outubro Rosa. A expectativa é que cada vez mais mulheres entendam a importância da prevenção para combater o Câncer de Mama, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo.

Além de todas as atividades já realizadas no município, nesta semana, as unidades de saúde de Tamoios abordam o tema. Nesta quarta-feira, 25, a Estratégia da Saúde da Família (ESF) Florestinha realizou uma palestra sobre o assunto, na ocasião, as mulheres puderam participar de sorteios e ganharam brindes. Já nesta sexta-feira, 27, o PAM de Santo Antônio, que realizará atividades, a partir das 10h, com café da manhã e apresentação de dança infantil. Enfermeiras irão promover um bate-papo sobre a doença, abordando as maneiras de prevenção e tratamento. Haverá também sorteio de brindes e oficinas de maquiagem e cabelo. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Já Hospital Municipal de Tamoios promove, também na sexta-feira, o dia D de combate ao câncer para as funcionárias da unidade. Um mutirão de marcações e encaminhamentos para exames de mamografia e preventivo será realizado em parceria com o PAM de Unamar. Também haverá palestra sobre a doença e depoimentos de pessoas quem já tiveram algum caso de câncer na família. A programação termina com café no auditório do hospital.

“Oitenta por cento dos funcionários do Hospital de Tamoios são mulheres, que cuidam dos pacientes com carinho e dedicação. Este dia será de atenção a elas”, disse a administradora da unidade, Lúcia Nunes.

Encaminhamentos para mamografia – Neste mês, uma ação de livre demanda para mulheres a partir de 35 anos no ESF do Jardim Caiçara realizou mais de 200 encaminhamentos para a exame de mamografia na rede municipal. O mutirão de encaminhamentos também foi realizado no PAM de Unamar junto com programação de atividades sobre a doença.

Para a realização da mamografia pela rede pública é necessário o encaminhamento através das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atendem aos bairros do município. Em seguida, a marcação do exame é feita no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, onde o procedimento também é realizado. Cerca de 700 exames de mamografia são realizados mensalmente na cidade.

 

Mais lidas da semana