Mídias Sociais

Covid-19

Novo decreto mantém fechamento do comércio e empresas até 26 de maio em Macaé

Bertha Muniz

Publicado

em

 

O prefeito Dr Aluizio assinou, nesta quarta-feira (6), um novo decreto, de número 066/2020 onde estende o isolamento social em Macaé até o próximo dia 26. A medida visa reforçar a principal estratégia de combate ao contágio local ao Covid-19.

A obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual. Com isso, estarão abertos em Macaé hospitais e clínicas nos termos do Decreto 046/2020, farmácias, supermercados e mercados, postos de combustíveis, padarias e bancas de jornais e revistas, petshops e Mercado de Peixes, além dos novos estabelecimentos.

O descumprimento das normas estabelecidas no decreto permite a cassação, de ofício, pela Secretaria Municipal de Fazenda, do Alvará de Funcionamento, além das penalidades previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro.

O decreto do prefeito considera a importância de se manter a suspensão de todas as atividades laborais considerando os 14 óbitos e 189 casos já confirmados de COVID-19 , além de outros suspeitos no município de Macaé, e uma população de cerca de 250 mil habitantes.

O decreto lembra que Macaé, por sua vocação econômica, é uma cidade de grande fluxo de pessoas nacionais e estrangeiras, o que aumenta o risco de contaminação de sua população pelo coronavírus e lembra do momento crítico em que se encontra toda a população mundial.

Outra justificativa é que é dever de todo Gestor Público zelar pela vida e pelo bem-estar de seus cidadãos, ainda que seja obrigado pelas circunstâncias a fazer sacrifícios e a adotar medidas duras e impopulares na defesa dessas vidas. O objetivo é preservar a vida e a saúde da população.
O decreto mantém as atividades econômicas já liberadas na cidade, desde o decreto 062/2020 assinado no último dia 30 de abril.

Atividades que podem funcionar em Macaé:

Hospitais e clínicas;
Farmácias;
Mercados e supermercados;
Postos de combustíveis;
Padarias;
Bancas de jornais e revistas;
Petshops;
Mercado de Peixes;
Clínicas, consultórios e laboratórios das 7h às 13h;
Lojas de material de construção das 13h às 18h;
Lojas de materiais de informática das 13h às 18h;
Borracharias e oficinais mecânicas das 10h às 18h.
Feira do Produtor (Feira da Roça) aos sábados, das 5h às 10h, na Rua Manoel Joaquim dos Reis;
Óticas das 10h às 16h com até sete funcionários;
Salões de cabeleireiro e barbeiros das 10h às 16h, com até sete funcionários, exclusivamente com horário marcado e sem espera presencial

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana