Mídias Sociais

Cultura

Semana Santa será celebrada com missas e procissões na Região dos Lagos

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Em Cabo Frio, a programação começou no último sábado, 24. Em Macaé, também haverá procissões e celebrações.

 

Daniela Bairros e Thayani Pieroni

A Semana Santa, conhecida por relembrar a peregrinação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo o Cristianismo, começou a ser celebrada no último sábado, 24, e para marcar a ocasião, algumas cidades realizam missas e promissões.

Em Cabo Frio, a festividade começou com uma celebração específica para as crianças, na Matriz Auxiliar. A celebração explica o passo a passo da Semana Santa, desde a entrada de Jesus em Jerusalém e sua ressurreição. No domingo, 25, foi realizada a Procissão de Ramos, com a bênção dos ramos.

A programação continua na quarta-feira Santa, 28, às 19h, com a Procissão de Nossa Senhora das Dores irá fazer uma reflexão sobre as sete dores de Maria pela morte de Jesus. Na quinta-feira Santa, 29, às 20h, a Matriz Auxiliar realiza a Santa Missa da Ceia do Senhor– lava-pés - e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. Haverá vigília durante toda madrugada. Às 5h haverá o Ofício de Trevas, dando conclusão a Vigília Eucarística.

Na sexta-feira Santa, 30, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos, às 9h. A Celebração da Paixão do Senhor acontece 15h e às 17h As Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. Já a tradicional encenação da Paixão de Cristo não será realizada este ano. No sábado, 31, às 19h, será celebrada a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. As missas no domingo de Páscoa 01, serão às 10h, 18h e 20h.

Macaé

Até o próximo sábado (31) haverá procissões e celebrações na Semana Santa em Macaé. Na cidade, igrejas prepararam uma programação especial para comemorar a data. Nesse domingo (25) foi realizada a celebração dos Ramos. Na Praça do Rodo, no bairro Visconde de Araújo, houve benção dos ramos e procissão para relembrar a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém antes de sua morte. Nessa segunda-feira (26), paroquianos da Igreja Santo Antonio fizeram a Via-Sacra, até a Faculdade Castelo. Em 2017, a procissão reuniu cerca de 300 fiéis.

Nesta quarta-feira (28), às 19h, os católicos macaenses terão a procissão do encontro, na qual os homens saem da Igreja Santo Antônio e as mulheres partem da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em direção à Igreja de Sant'Anna. No encontro dos fiéis, em frente ao Extra, há uma simbologia do encontro de Nossa Senhora com o crucificado. Na quinta-feira (29), em horários distintos, todas as paróquias oferecerão aos cristãos missas do Lava-Pés, numa referência a instituição da  Eucaristia.

 

Segundo padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antonio Macaé, na sexta-feira (30), às 15h, em todas as igrejas da cidade haverá celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, e às 19h, procissão do Senhor morto pelas ruas da cidade. No sábado (31), em horários diferentes nas igrejas, será realizada a Vigília Pascal. “ A Semana Santa é o que Jesus Cristo fez por nós. Cabe a nos questionarmos o que poderemos fazer por ele”, ressaltou.

Confira a programação em Macaé

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

Quinta (29)

20h- Missa da Instituição da Eucaristia; 22h: Início da Vigília

Sexta-Feira (30)

10h- Via Sacra Encenada; 15h: Celebração da Paixão

Sábado (31)

19h- Vigília Pascal

Domingo (01)

7h- Missa na Capela do Hospital São João Batista;

8h30- Missa na Matriz;

10h- Missa na Capela São José

19h- Missa na Matriz.

Paróquia Santo Antônio - Macaé

Quinta-Feira (29)

- 20h: Missa da Instituição da Eucaristia;

Sexta-Feira (30)

- 15h: Celebração da Paixão;

Sábado (31)

- 05h: Recitação do Ofício das Trevas;

- 20h: Vigília Pascal

Domingo (01)

- 07h e 09h: Missa na Matriz;

- 19h: Missa na Matriz com Primeira Eucaristia de Jovens e Adultos

Paróquia São Pedro/Barra

Quinta-Feira (29)

19h: Missa da Instituição da Eucaristia

Sexta-Feira (30)

15h: Celebração da Paixão;

18h: Encenação da Paixão de Cristo

Sábado (31)

20h: Vigília Pascal com Batismo de Adultos

Domingo (01)

08h e 18h: Missa na Matriz com Batismo de Adultos

Paróquia São José Operário

Quinta-Feira (29)

20h- Missa da Instituição da Eucaristia

Sexta-Feira (30)

15h- Celebração da Paixão

Sábado (31)

20h- Vigília Pascal

Domingo (01)

08h- Missa na Matriz;

18h- Missa na Matriz com Procissão do Cristo Ressuscitado

Paróquia São João Batista

Quinta-Feira (29)

19h: Missa da Instituição da Eucaristia

Sexta-Feira (30)

06h: Via Sacra na Praça Veríssimo de Melo;

15h: Celebração da Paixão

Sábado (31)

19h: Vigília Pascal

Domingo (01)

08h, 17h e 19h: Santa Missa na Matriz

Crédito: Guga Malheiros


 

Mais lidas do mês