Mídias Sociais

Cultura

São Pedro da Aldeia recebe exposição “Portais da História” na próxima sexta-feira (18)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

A visitação gratuita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, até o dia 18 de fevereiro.

 

Daniela Bairros

Em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, a partir da próxima sexta-feira (18), começa a exposição “Portais da História”. Cerca de 30 obras de entalhe em madeira, assinadas pelo artista plástico Dawson Nascimento, ficarão expostas na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

A programação inclui oficina de entalhes e apresentações culturais de canto e música, sob organização da Secretaria Adjunta de Cultura. A visitação gratuita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, até o dia 18 de fevereiro. No local, os visitantes também poderão adquirir esculturas de tamanhos variados, com preços a partir de R$ 150.

A exposição marca o retorno das atividades na Casa da Cultura em 2019.  As obras em madeira, produzidas a partir da técnica de entalhe, exaltam elementos coloniais e imperiais, edificações, monumentos, vilas, paisagens e as diversas simbologias que compõem a arquitetura de cidades históricas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Entre os cenários retratados pelo artista estão a Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Rio Bonito-RJ, a figura do tropeiro em Vila Rica (Ouro Preto-MG), os Arcos da Lapa, do Rio antigo, e a cidade de Maricá. Para a exposição no município aldeense, uma peça especial já está sendo produzida, com temática local. Os trabalhos contam com tamanhos variados, entre paineis de 2,10x0,90m até quadros menores de 15x10cm, com preços que variam de R$ 150 a RS 2000. Além da venda no local, os interessados também poderão fazer encomendas com o artista.

Realizada pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, a exposição “Portais da História” tem como foco o resgate histórico e a preservação da memória do período colonial brasileiro, por meio de representações artísticas de paisagens e construções antigas. Além das apresentações culturais, a programação de abertura contará ainda com uma oficina de entalhes, onde os visitantes terão a oportunidade de experimentar e acompanhar de perto as etapas de produção e o processo criativo de uma escultura em madeira. O trabalho elaborado terá como foco a representação de um monumento histórico da cidade de São Pedro da Aldeia.

As peças entalhadas, entre portas e quadros, remontam aos séculos XVIII e XIX, em períodos marcados pela exploração de riquezas mineiras e pela produção cafeeira. As esculturas, com policromia envelhecida, foram elaboradas a partir do arquivo de pesquisas do próprio artista, que também é historiador autodidata e realiza o trabalho de restauração e resgate histórico de prédios e documentos. A exposição “Portais da História” também já foi apresentada no espaço cultural Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, e em cidades como Itaboraí, Iguaba Grande e São Gonçalo; Mariana, em Minas Gerais; na cidade paulista de Embú das Artes, além da cidade natal do artista, Rio Bonito.

Crédito:  Divulgação

Mais lidas da semana