Mídias Sociais

Cultura

Programa Construindo Pontes, da UFRJ Macaé, continua com programação de março

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O programa Construindo Pontes, da UFRJ Macaé, continua com a programação neste mês de março. Coordenado pela professora Uliana Pontes, professora de Medicina da UFRJ Macaé, o programa é direcionado para mulheres e empreendedorismo feminino. Pelas plataformas do instagram @construindopontesufrj, serão realizadas lives com especialistas, com temas direcionados para mulheres no mercado de trabalho, além de uma interação com o público. Durante as lives, haverá sorteio de um livro sobre mulheres brasileiras extraordinárias. De acordo com Uliana, esta é uma forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher, fortalecendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional para meninas e mulheres.

As lives acontecem às 19h30 no IG do projeto. Não há necessidade de inscrição e será disponibilizado um link em cada transmissão para emissão de certificado.

Confira a programação

11/03: Maternidade e carreira: propósitos não excludentes nem compulsórios

Leila Mazarakis, fonoaudióloga, mestre em Educação e Contemporaneidade, professora universitária, empresária e mãe do Lorenzo, compartilhará  os desafios de ser mãe e profissional e abordará a importância do respeito aos propósitos de vida de cada mulher e do combate a estereótipos sobre maternidade e escolhas profissionais de mulheres.

18/03: Ensino híbrido, renovação das práticas de aula e  parceria família-escola

Wanda Castro, pedagoga, coordenadora pedagógica do ensino bilíngue do Instituto Acquarella (SP), abordará as novas perspectivas para o ensino de crianças e adolescentes, enfatizando as possibilidades de trabalho colaborativo entre educadores e familiares, de forma a não sobrecarregar ou inverter os papéis de cada parte.

25/03: Estratégias para conciliar trabalho, estudo para concursos/pós graduação e qualidade de vida

Uliana Pontes, Doutora em Gestão, Educação e Difusão em Biociências e professora de Saúde Coletiva (Medicina-UFRJ-Macaé), apresentará orientações práticas e saudáveis para quem concilia trabalho com a pós graduação ou o preparatório para concursos, trazendo dicas para organizar planos de estudo,  roteiros de pesquisa e outas estratégias que ajudam a manter a qualidade de vida.

Além disso, o projeto está publicando diariamente ideias práticas para o combate às desigualdades de gênero, como o incentivo a mulheres nas carreiras exatas e ensinar meninos e meninas que os afazeres domésticos são compromisso de todos que residem numa casa.

Até este sábado (13), será disponibilizado na bio do instagram Construindo Pontes, um link para participantes mandar a sua ideia, com atitudes práticas para promover os direitos de meninas e mulheres e combater violências e desigualdades. As melhores virarão publicações na série diária sobre o tema. Qualquer pessoa pode participar, inclusive mais de uma vez, pois a proposta visa justamente enriquecer o debate e compartilhamento de ideias.

Para fechar com chave de ouro, todas as pessoas que participarem enviando suas frases concorrerão ao sorteio de um exemplar do livro "EXTRAORDINÁRIAS: Mulheres que revolucionaram o Brasil", de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.

 

Crédito: Divulgação

 

 

 

Mais lidas da semana