Mídias Sociais

Cultura

Macaé sedia, entre os dias 15 e 18 de março, o St. Patrick’s Day na Orla da Imbetiba

Publicado

em

Evento, comemorado por irlandeses, vai oferecer cervejas, fantasias, música, gastronomia e muita diversão.

 

Daniela Bairros

 

A Orla de Imbetiba, em Macaé, vai se transformar, entre os dias 15 e 18 de março, no St. Patrick’s Day. O evento, que é comemorado por irlandeses e descendentes em todo o mundo, vai oferecer cervejas, fantasias, música, gastronomia e muita diversão.

Em Macaé, o St. Patrick’s Day será uma verdadeira homenagem à cultura irlandesa, resgatando o carnaval brasileiro, e até mesmo pode ser comparado aos desfiles de carnaval de rua.

Algumas comunidades chegam a tingir rios ou córregos de verde. As pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto e assistem às St. Patrick's Day Parades (desfiles). Entre as crianças, há a tradição de beliscar os amigos que não vestem verde neste dia.

Embora a América do Norte abrigue as maiores produções, o Dia de São Patrício (santo padroeiro – 17 de março) é também celebrado em outros locais distantes da Irlanda, incluindo o Japão, Cingapura, Rússia, Argentina e algumas cidades do Brasil. Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem "green beer" (cerveja verde) para trazer sorte.

Para um dos organizadores do St. Patrick’s Day, Rodrigo Moulin , o evento irlandês foi abraçado pelos cervejeiros e se espalhou pelo mundo. “Suas tradições foram ganhando cada vez mais adeptos e formas de comemorar. A cor verde, o papel da cerveja e toda simbologia para trazer boa sorte, fazem desta festa uma das mais alegres e divertidas do mundo”, comentou.

E por que o verde é o destaque nesta festa? O verde tem alguns significados específicos neste evento. Primeiro, ele é a cor que serve de símbolo para a primavera na Irlanda, onde lá é conhecida como Terra Verde. Dentro do aspecto religioso, ela tem ainda outro significado: o trevo de três folhas é um símbolo bem comum por lá, e relacionado à Trindade Cristã. Outra relação entre verde e o trevo é, o Leprechaum, que são aqueles caras baixinhos, de cartolas verdes, que lembram duendes. Eles são parte do folclore irlandês, e costumam ser os carinhas que protegem o pote de ouro do outro lado do arco-íris. “Esperamos muita gente fantasiada de leprechaum. E é uma boa fantasia para barbudos também”, brincou, Rodrigo, ressaltando que este será um evento muito lúdico e divertido.

O evento, realizado com o apoio institucional da Prefeitura de Macaé, vai contar com o apoio da Acerva Macaé e terá a presença várias cervejarias da região: Bière Moulin, Crow, Show de Bola, Allus, Imperial Saloon, Zé Beer, Cortés, Macahe Craft Beer e Concubina entre outras; com espaço gastronômico; área kids e uma ampla programação musical.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas do mês