Mídias Sociais

Cultura

Estátua de Casimiro de Abreu é novamente alvo de vândalos

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

A estátua de Casimiro de Abreu foi novamente alvo de vândalos na madrugada desta terça-feira (11). Desta vez, os vândalos, que destruíram o patrimônio público, levaram a parte da mão e a haste do brinquedo do menino Casimiro. A estátua ficava na Beira Rio, ao lado do Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João, de onde foi retirada devido à ação de vandalismo para ser restaurada.

Segundo a presidente da Fundação Cultural e secretária municipal de Turismo, Luciana Dames, é importante destacar que a entidade e a Prefeitura Municipal repudiam veementemente a destruição da escultura de Christina Motta.  “Ficamos muito tristes com notícias como esta. O governo tem se empenhado em trazer turistas para a cidade e oferecer a eles e aos moradores do município eventos e atividades de qualidade, mas, apesar disso, não descansaremos! A estátua irá para a restauração novamente e assim que estiver pronta, voltará a embelezar nossa Beira Rio”, afirmou.

Em novembro de 2017 a estátua já havia sofrido avarias por ação depredatória e após um ano de restauro, em novembro de 2018, a obra foi devolvida ao jardim do Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João. Na época, a escultora pediu aos munícipes e visitantes que cuidassem do patrimônio: “Peço, por favor, que dêem valor ao Rio São João, as árvores lindas, esse é um espaço maravilhoso! As pessoas devem pôr na cabeça que devem conservar e não destruir”, disse Christina, que tem obras espalhadas pelo país como a Brigitte Bardot, em Búzios.

A estátua de Casimiro de Abreu será novamente restaurada por Christina.

Crédito: Divulgação

Mais lidas do mês