Mídias Sociais

Cultura

Escola Municipal de Cabo Frio tem dois curtas selecionados para mostra da Fiocruz

Avatar

Publicado

em

 

 

Dois curta metragens da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, em Cabo Frio, foram selecionados para participar da 9ª Mostra de Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, uma iniciativa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Essa é a quinta vez, que a unidade participa do evento.

“Receber a notícia da seleção dos alunos na mostra é uma emoção muito grande. Essa emoção só não é maior do que compartilhar a notícia com os alunos realizadores, que se sentem muito valorados frente a expectativa de representarem a escola e o município e de compartilharem a experiência de suas produções com outras pessoas. Aprendem muito com essa troca pois têm oportunidade de falar sobre todo o processo de produção de seus filmes e também de ouvir e aprender com a experiência de outros alunos que também tiveram seus curtas-metragens selecionados”, explicou Tânia Cardoso Medeiros, coordenadora do projeto "Cinema: experimentar, conhecer, realizar".

O evento acontece nos dias 26 e 27 de junho, no auditório de Manguinhos, no Rio de Janeiro, e os filmes “Interligados” e “Voltando no Tempo” serão exibidos no segundo dia do encontro.

“Interligados” explora fragmentos da história de cinco alunos que se encontram através do atravessamento das mesmas dores enquanto “Voltando no Tempo” conta história de Malu, uma menina que perde a mãe e num dia de aula tecnológica resolve levar a boneca de pano que ganhou da progenitora, o que gera zombaria por parte dos colegas. A tristeza da garota é o fio condutor do curta para mostrar as mudanças nos hábitos das brincadeiras das crianças, aproximando diferentes gerações.

A 9ª Mostra de Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio reúne vídeos de diferentes formatos que são produzidos por alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio em escolas das redes estadual, municipal e federal de ensino de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Além da exibição dos curtas, haverá também debates. Este ano, a edição traz ainda três campanhas na pré-mostra: Vinheta Coletiva, Retrô 90 ‘s e Concurso de Cosplay (um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios).

Trajetória da escola - Ao longo de sua história, além desta mostra, a escola já participou de pelo menos 10 importantes eventos estudantis de cinema. Este ano, foi selecionada para o São Leo em Cine Fantástico (SLEC FAN) na cidade de São Leopoldo/RS, um festival não competitivo de cinema estudantil inspirado no festival FANTASPOA, de Porto Alegre, dedicado ao gênero fantástico (ficção científica, fantasia, suspense e terror), que ocorreu em maio, e para o II Encontro do NEPA, evento promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual do Colégio Pedro II, campus Centro, Rio de Janeiro, que ocorrerá na sexta-feira, 28 de junho.

 

Legenda: Curtas são gravados através do projeto "Cinema: experimentar, conhecer, realizar"

 

Mais lidas da semana