Mídias Sociais

Cultura

Em Rio das Ostras, Galpão da Cultura Negra promove samba, prosa e poesia

Daniela Bairros

Publicado

em

 

A cada dois meses, o primeiro domingo do mês ganhará o Galpão do Samba. Neste domingo (02), será na Confraria do Jamelão.

 

Daniela Bairros

Neste mês de setembro, o Galpão da Cultura Negra de Rio das Ostras promove mais um evento na cidade. A cada dois meses, o primeiro domingo do mês ganhará o Galpão do Samba, uma tarde de muito samba com sucessos antigos, de hoje e os eternos clássicos. No próximo domingo (02), o Galpão do Samba será realizado na Confraria do Jamelão, no bairro Recreio, e abordará o tema samba, prosa e poesia, um espaço aberto também para conversas e muita poesia. No evento também haverá muita música, exposições, apresentações de teatros, entre outras atrações.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 10, bem como a feijoada. A roda de samba será garantida pelo músico Roberto do violão, Mauro, dentre outros músicos que formam a banda, todos talentos de Rio das Ostras. Outros artistas estarão presentes.

O Galpão do Samba terá ainda diversas participações de músicos consagrados que transitam no cenário cultural da região. A prosa e a poesia ficam por conta dos convidados que terão à sua disposição um varal de poesias. A roda de samba está marcada para as 14h e a feijoada

Sobre o Galpão do Samba

O Galpão da Cultura Negra de Rio das Ostras não é somente um instrumento de divulgação e para comemorar datas comemorativas, principalmente as que são alusivas ao povo afrodescendente. O objetivo do Galpão do Samba é promover pensamento crítico sobre a consciência negra, fomentar a cultura, com base nos direitos humanos, cidadania e ética.

O Galcune quer interagir com a sociedade riostrense, artistas, pensadores, professores, políticos, toda sociedade civil, mas fundamentalmente quer contaminar o jovem negro e despertar nele a consciência de que seus ancestrais foram  ele é e seus descendentes serão também protagonistas na construção da história do país.

A causa ganhou reforço, através da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), promulgada pela ONU e tantos outros importantes movimentos que legitimam essa luta por direitos.

O Galpão da Cultura Negra em Rio das Ostras vem direcionando suas atividades no reconhecimento étnico racial com os jovens, orientando para o combate ao racismo.  As desigualdades que envolvem a população negra, o preconceito presente em diversos segmentos da sociedade e o genocídio dessa juventude reforçam a importância  da militância nos dias de hoje, mas sem radicalismos que fomentam ódios.

A ONG começou suas atividades em 2017 em uma parceria com o Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins, oferecendo melhoria no avanço da escolarização, através do ENCCEJA, nos meses de agosto, setembro e outubro daquele ano, onde realizou também a Plenária Municipal da Igualdade Racial  e o evento NOVEMBRO NEGRO.

Em 2018, foi a vez da primeira edição do evento IDENTIDADE NEGRA, um misto de debates, mesas redondas, apresentações de capoeira, hip hop, feijoada e muito samba de mesa, ao longo de três dias.

Outras ações estão sendo planejadas, sempre usando a cultura como veículo de transmissão de conhecimento para nosso público alvo.

O Galpão da Cultura Negra de Rio das Ostras fica na Rua Minas Gerais, no bairro Cidade Praiana, em Rio das Ostras.

 Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana