Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, visita virtual ao museu começa nesta sexta-feira (23)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O museu Solar dos Mellos, conhecido também como Museu da Cidade de Macaé, poderá ser visitado, de forma virtual, a partir desta sexta-feira (23), por meio do projeto cultural Visita Guiada Online.

Nesta sexta-feira (23), serão lançados dois vídeos, o ‘Apresentando o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé’ e o ‘Visita Guiada On-line - Apresentação’, pelo YouTube e do IGTV do Instagram da Secretaria de Cultura de Macaé. O acesso é gratuito e os vídeos estarão permanentemente disponíveis.

O ‘Apresentando o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé’ é um breve relato da história do Museu, desde a sua construção até a restauração do Chalé dos Mellos que, por meio da lei 2.463/2004, passou a ser Museu da Cidade. Detalhes, como o material utilizado na construção do imóvel e sobre os seus adornos arquitetônicos estão no vídeo, uma produção da equipe de colaboradores do Solar.

Além disso, pelo  vídeo, é possível conhecer mais sobre os primeiros proprietários da casa e também sobre a sua compra pelo jornalista e comerciante, Cezar Mello, filho do fundador do jornal O Século. O trabalho trata ainda da frequência de pessoas ilustres da intelectualidade macaense no Solar e aborda um pouco da história da última moradora, Noemia Mello, a sétima filha de Cezar. A apresentação busca mostrar também a importância regional do Solar como local de pesquisa e de conhecimento.

Já o ‘Visita Guiada On-line - Apresentação’ é um passeio sobre as exposições do Museu e seus acervos. O novo projeto é uma adaptação do educacional Museu Escola - Visita Guiada, que está suspenso, devido às medidas restritivas relativas à pandemia de Covid-19. Em sua nova versão, o Visita Guiada atinge um público amplo, para além do escolar, como frisou o diretor do Museu, Marco Antonio Caldeira.

"Em tempo de pandemia e isolamento social, o hábito de visitar o Museu, seja por motivo de pesquisas, passeio ou conhecimento, ficou restrito. Com o Visita Guiada On-line, buscamos manter preenchido este espaço no cotidiano de todos, mostrando as nossas exposições, um pouquinho de nosso acervo material e informações sobre o que o Solar pode oferecer como uma casa de conhecimento e pesquisa. É uma forma mais fácil de acesso à arte e à cultura de nossa Macaé e pode estimular a quem não têm por hábito, ou por oportunidade, a visitação ao Museu, quando passado o período de restrições", explicou.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana