Mídias Sociais

Cultura

Em Cabo Frio, Academia de Letras e Artes será inaugurada na Semana Teixeira e Sousa

Daniela Bairros

Publicado

em

A 28ª Semana Teixeira e Sousa será realizada entre os dias 21 e 28 de março.

 

Daniela Bairros

 

A ALACAF (Academia de Letras e Artes de Cabo Frio) será inaugurada durante a 28ª Semana Teixeira e Sousa, que será realizada entre os dias 21 e 28 de março.

A 28º Semana Teixeira e Sousa já tem data: será realizada entre os dias 21 e 28 de março. E essa edição promete ser especial pois vai contar com inauguração da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf), que teve seu nome remodelado visando uma reestruturação.

A decisão de criar a entidade foi tomada com o intuito de resgatar a história e aumentar a representatividade da literatura e das artes em geral em Cabo Frio, que é uma cidade histórica, celeiro de poetas e artistas como Teixeira e Sousa, o primeiro romancista brasileiro. E nada melhor do que aproveitar a semana de homenagem ao poeta para inaugurar uma academia de letras.

E esse resgate da história vem acompanhado de uma remodelagem da Academia, que aconteceu com a ciência e aprovação de alguns membros da Academia de Letras original. Mas o processo de “atualização”  não se esqueceu das raízes: o presidente de honra da Alacaf é Célio Mendes Guimarães, membro fundador da antiga Academia.

Essa nova fase da Academia é uma iniciativa das professoras e escritoras Jaqueline Brum e Andréa Rezende. Elas são fundadoras do grupo Flores Literárias, de difusão cultural com ênfase na literatura. Por contas das movimentações culturais promovidas pelo grupo, como a realização de saraus mensais e dois festivais de inverno literários, surgiu o convite da Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas) com a proposta de fundação de uma nova academia.

A nova Academia vai seguir todos os requisitos básicos com os procedimentos normais de gestão, como estatuto e eleição de 4 em 4 anos. O objetivo é que seja uma instituição da cidade, da sociedade, e não de um grupo de pessoas, e também para que a Alacaf seja duradoura, com legado de união de artistas e escritores com o propósito de promoção da arte e da cultura locais.

A posse oficial da Alacaf será no dia 6 de abril, no castelo de Itaipava, em Petrópolis, em um evento da Literarte, que receberá o núcleo literário de Buenos Aires pela primeira vez no Brasil. A diretoria da nova Academia foi convidada, junto a outras ilustres academias, para que fosse feita a posse aos membros fundadores.

Na Semana Teixeira e Sousa, a Academia também será apresentada à sociedade cabo-friense, e em novembro, junto ao aniversário da cidade, será realizado um evento oficial de posse e recepção de novos membros.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas do mês