Mídias Sociais

Cultura

Ceia de Natal x Calor: receitas de bacalhau e peixe podem ser mais saudáveis

Daniela Bairros

Publicado

em

 

 

O bacalhau e outros peixes aparecem como alternativas às aves e carnes suínas

 

Da redação

Na noite de Natal, o calor pode estar presente e com força. Na ceia de muitos, aves e carnes suínas são os principais pratos. Mas já parou para pensar que o bacalhau e outros tipos de peixes podem ser mais saudáveis? Pois bem. Com textura suave, os pecados permitem receitas que trazem uma grande variedade de sabores. E são várias e deliciosas receitas com bacalhau que podem deixar sua ceia de Natal muito saborosa. Confira algumas delas:

Bacalhau

  1. Bacalhau à Zé-do-Pipo

Todos os ingredientes de um clássico prato de bacalhau estão aqui: batata, cebola, ovo, azeitonas. É um prato cremoso e reconfortante (além de lindo), perfeito para a mesa de Natal.

Como preparar:  cozinhe o bacalhau dessalgado numa panela com o leite e desligue quando ferver. Conte cinco minutos e tire da panela. Passe para uma travessa e, com um garfo, separe o peixe em lascas. Cozinhe as batatas no leite que sobrou na panela com uma pitada de sal. Escorra e amasse. Transfira para uma panela e junte o creme de leite e a manteiga, cozinhe mexendo até obter um purê. Tempere com sal e pimenta-do-reino.   Refogue a cebola com azeite, numa panela, junte o louro, uma colher do leite do cozimento do bacalhau, até que fique macia. Reserve.  Bata com um batedor de arame (fouet) o ovo com a gema, a mostarda, o vinagre, sal e pimenta. Vá adicionando 200 ml de óleo vegetal, aos poucos, em fio, batendo até formar a maionese.  Ponha o bacalhau em um refratário, espalhe a cebola por cima, e cubra com maionese. Disponha em volta o purê de batata, formando uma coroa.  6Leve ao forno médio para gratinar (30 min). Guarneça com azeitonas pretas e folhas de salsa.

  1. Salada de bacalhau cru com limão e malagueta

Bacalhau desfiado e dessalgado pode ser comido até cru - fica delicioso e com uma textura incrível. Ótima entrada para os dias quentes das festas de final de ano. A receita: Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 20 minutos. Sirva gelada com torradas.

  1. Arroz de bacalhau com damascos e amêndoas

Receita com ares bem natalinos, com ingredientes festivos e saborosos. O truque: cozinhar arroz e bacalhau no caldo de peixe. Confira a receita:  Cozinhe rapidamente os pedaços de bacalhau no caldo de peixe, em fogo baixo. Escorra. Reserve o caldo do cozimento.  Cozinhe o arroz no caldo do cozimento do bacalhau (a chef sugere temperar o arroz com cúrcuma ou açafrão para dar cor e sabor).  3Corte os damascos em pedaços e torre as amêndoas.   Misture o arroz, o bacalhau cozido, os damascos, as amêndoas e as alcaparras. Corrija o tempero.  Finalize com um fio de azeite, a salsinha picada, as raspas de limão-siciliano e o queijo polvilhado.

 

Peixe

Bacalhau pode até ser o peixe mais tradicional nas ceias de final de ano, mas está longe de ser a única opção. Um exemplo disso é esse delicioso robalo com batatas, cebolas e tomates fazem uma cama de respeito para o peixe.

Preparo

Descasque e corte as batatas em rodelas. Descasque as cebolas e corte em fatias bem finas. Escalde os tomates em água fervendo, em seguida coloque-os em uma tigela com água e gelo. Corte em quatro partes como se fossem pétalas. Dispense as sementes.  Numa panela de ferro ou refratário, deposite a cebola no fundo. Depois faça camadas de batata e tomate até cobrir a base de cebola. Acrescente o vinho branco e o azeite, o sal e a pimenta, e tampe a panela ou cubra com papel de alumínio. Leve para cozinhar por 45 min ao forno por 180ºC. Doure as postas do peixe numa frigideira com azeite até a pele ficar crocante. Reserve. Retire do forno a panela, coloque postas do peixe em cima das batatas e tomates e retorne ao forno para assar por mais 5 minutos. Finalize com as ramas de alecrim.

Crédito: Gabriel Biló e Felipe Rau|Estadão

 

 

Mais lidas da semana