Mídias Sociais

Cultura

Artesãos macaenses recebem nesta sexta-feira (16) Carteira Nacional do Artesanato

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Artesãos macaenses irão receber nesta sexta-feira (16), a Carteira Nacional do Artesanato. A entrega será realizada de maneira escalonada e vai obedecer todos os protocolos sanitários. Os artesãos serão recebidos das 09h às 11h. Para evitar aglomerações, a entrega será feita a cada 10 minutos, quando um artista será recebido e poderá retirar a carteira. Nesta semana, serão atendidos 12 artesãos, e na próxima semana, 13.

Nesta semana, uma equipe da Secretaria Estadual de Turismo visitou a Secretaria de Cultura de Macaé. A coordenadora estadual do Programa de Artesanato, Natcha Bhering, juntamente com dois assessores, esteve na cidade para entregar 25 Carteiras Nacionais do Artesão para os artistas de. No encontro, também foram traçadas ações de incentivo ao artesanato no estado do Rio de Janeiro.

A equipe esclareceu o Secretário Municipal de Cultura, Edie Lameu, sobre o programa "Artesanato Macaé em Movimento", que quer incentivar artistas a se cadastrarem para poderem receber a carteira, e, com ela, terem uma série de vantagens, como por exemplo, descontos na compra de matéria-prima para seus trabalhos, além de participarem de uma rede formada por artesãos de todo o Brasil. O "Artesanato em Movimento" trabalha na interlocução com o Programa de Artesanato Brasileiro, do Ministério da Economia, responsável pelas políticas públicas federais para o segmento artesanal.

O objetivo é que os 25 artesãos macaenses, já beneficiados, sejam multiplicadores do programa junto a outros trabalhadores que exercem também o artesanato como fonte de renda. A equipe da Secretaria Estadual de Turismo deixou também panfletos explicativos sobre o programa, a serem distribuídos de forma a incentivar outros artistas a se cadastrarem. A Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela entrega das carteiras e vai disponibilizar uma sala para esta ação.

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana