Mídias Sociais

Covid-19

Testagem em massa nos bairros de Macaé começou nas Malvinas na manhã desta segunda e vai até terça, 7

Avatar

Publicado

em

 

Começou nesta segunda-feira, 6, o mutirão de testagem em massa nas Malvinas, onde a equipe da Secretaria de Saúde de Macaé realiza a ação no campo de futebol do bairro, das 8h às 12h, até esta terça-feira, 7.

A prefeitura lembra que para fazer o exame, é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência, e que a que vem acontecendo desde o dia 17 de junho com objetivo de traçar estratégias de flexibilização das medidas de prevenção à pandemia do coronavírus.

Nos primeiros 4 bairros testados, os números apontaram que, no Parque Aeroporto, na Barra de Macaé, na Aroeira e no Lagomar, foram aplicados 6.006 testes, com 1.313 pessoas apresentando reagente positivo.

Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Daniela Bastos explicou novamente que o exame positivo não significa que a pessoa possui a doença no momento, mas, que o organismo já criou anticorpos reagentes ao vírus, indicando que, em algum momento, ela já esteve em contato com vírus.

“Orientamos para que a pessoa seja afastada de suas atividades laborais, além de realizar isolamento domiciliar, fazer o uso correto de máscara e manter a higienização das mãos”, falou Daniela Bastos na última semana.
Além dos mutirões de testagem nos bairros, a prefeitura ressaltou que também vem atuando em outras frentes, ofertando o exame visando a coleta de dados fundamentais no rastreamento do vírus e, consequentemente na tomada de decisões como a oferta de tratamento adequado e do aprimoramento do plano de flexibilização.
“A cada semana de abertura de novos segmentos da economia da cidade, os trabalhadores desses setores devem fazer o teste para retornar ao trabalho. Neste caso, os testes são agendados no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. Somente quem testa negativo pode voltar ao trabalho. Até a última quinta-feira, 2, foram testadas 1.166 pessoas do setor de comércio, verificando 9,01% de pessoas com reagente positivo”, contou o município.

O governo municipal também lembrou que os testes também estão sendo realizados nos servidores da gestão do município e de outros órgãos públicos, reforçando que outros testes estão sendo realizados nos Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus, que funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no centro da cidade.

Mais lidas da semana