Mídias Sociais

Covid-19

Taxa de reprodução do coronavírus em Macaé segue em queda e já está em 1,21, próximo do limite máximo na faixa amarela

Avatar

Publicado

em

 

Depois de mais 168 atendimentos realizados pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus, a Secretaria de Macaé divulgou na manhã desta terça-feira, 21, que a pasta registrou 30 novos casos do coronavírus no município entre as 24 horas desta segunda-feira, 20.

Com isso a cidade contabiliza 4.849 casos confirmados do vírus, mas mantém o mesmo número de mortes registrado nesta segunda, que seguem em 102 vítimas fatais desde o início da pandemia, em março desse ano.

Dos quase 5 mil casos confirmados do coronavírus, a prefeitura informa que 3.892 pacientes já estariam recuperados, representando 80,26% de todos os casos registrados pela Secretaria de Educação, um dos melhores índices do municípios desde março.

As novas atualizações foram informadas no boletim informativo diário da manhã desta terça-feira, que demonstram que o município está muito próximo da faixa amarela, registrando uma taxa de reprodução do vírus de 1,21, quando a faixa amarela, de risco moderado, varia entre 0,9 e 1,2.

A taxa de reprodução viral mede a velocidade com que os vírus se alastram em cada localidade, sendo dividas em faixa branca, de risco muito baixo (menor que 0,5); faixa verde, de risco baixo (0,5 a 1); faixa amarela, de risco moderado (0,9 a 1,2); faixa laranja, de risco alto (1,2 a 1,65); e faixa vermelha, de risco muito alto (acima de 1,65), quando é indicado o confinamento.

A atual taxa de reprodução do coronavírus em Macaé significa que, para cada pessoa infectada pelo vírus, 1,21 pessoas novas são contaminadas, indicando que apesar da melhoria, o contágio no município ainda está em curva crescente.

Os novos dados também trazem aumento na taxa de letalidade, que voltou para 2,1%, enquanto a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento do coronavírus, que está em 47%.

O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

Mais lidas da semana