Mídias Sociais

Covid-19

Curva de casos novos em Macaé volta a subir após testagem nos bairros e casos de coronavírus passam de 1,7 mil

Avatar

Publicado

em

 

Depois do primeiro dia de testagem em massa, nesta quarta-feira, 17, em ação itinerante pelos bairros da cidade, a curva de casos novos do coronavírus em Macaé voltou a apresentar alta, com 60 casos confirmados nas últimas 24 horas.

Os números são do boletim informativo diário divulgado pela Secretaria da Saúde na manhã desta quinta-feira, 18, são referentes aos atendimentos realizados pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé, mas também aos testes realizados na população do Parque Aeroporto.

Com isso, o número de casos no município chegou 1.710, além de mais 2 casos fatais, totalizando 60 mortes causadas pelo vírus. Os 2 casos fatais desta quarta-feira foram de homens de 71 e de 78 anos, ambos com comorbidades, ou seja, com doenças que podem ser agravadas pelo contágio.

O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus em Macaé funciona por 24 horas todos os dias, inclusive nos fins de semana, e funciona no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro, oferecendo também os telefones (22) 2796-1015 e (22) 2796-1344.

Depois de apresentar queda por 3 dias seguidos, chegando a 12 dias entre os dias 16 e 17, a curva de casos voltou a apresentar alta nesta quinta-feira, após o início dos mutirões de testagem para o coronavírus nos bairros da cidade.

No primeiro dia de testes no Parque Aeroporto, a prefeitura divulgou que 356 pessoas passaram pela tenda formada pela Secretaria de Saúde, com 19 pacientes apresentando resultado reagente, indicando que já tiveram contato, em algum momento, com o vírus.

A prefeitura lembra que o atendimento, realizado na praça principal do bairro, segue até esta sexta-feira, 19, das 8h às 12h, e as ações de testagem itinerante passarão por outros bairros do município neste mês de junho e também no mês de julho.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é contribuir para a definição de estratégias para o combate à pandemia, mas também serve para que o município entenda suas possibilidades para medidas de flexibilização das atividades econômicas.

Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Daniela Bastos ressaltou a importância do trabalho e da participação da população nas ações de testagem nos bairros, contando alguns procedimentos realizados pela equipe da Saúde.

“Os testes estão sendo realizados em pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam os sintomas do Covid-19. Uma vez identificado como positivo, não significa que a pessoa possui a doença no momento, mas, que o organismo já criou anticorpos reagentes ao vírus, indicando que, em algum momento, ela já esteve em contato com ele. Ainda assim, a orientação, nestes casos, é que a pessoa seja afastada por 14 dias de suas atividades laborais, caso esteja exercendo, além de realizar isolamento domiciliar”, contou Daniela.

Ainda de acordo com a prefeitura, o teste leva 5 minutos para ser realizado, e para o procedimento, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência, com os resultados entregues impressos no dia seguinte aos testes, exceto para os casos positivos, em que a pessoa recebe uma ligação no mesmo dia.

As ações seguirão na Barra de Macaé, nos dias 22, 23, 24, na Praça Mirante dos Navegantes, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106); na Aroeira, nos dias 25 e 26, na Praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão; no Lagomar, nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho; em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado; e nas comunidades das Malvinas, da Nova Esperança, da Nova Holanda, além do Centro, cujas datas ainda não foram divulgadas.

Mais lidas da semana