Mídias Sociais

Cidades

Zurich Airport Brasil atualiza situação das obras de construção da nova pista do Aeroporto de Macaé

Publicado

em

 

Concessionária responsável pela administração do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, a Zurich Airport Brasil atualizou, nessa semana, a situação das obras de construção da nova pista de pouso e decolagem do aeroporto.

“Atualmente, cerca de 300 profissionais e 100 máquinas atuam nas obras, em um regime de escala que totaliza quase 20 horas diárias de trabalho para garantir o cumprimento do cronograma. Já estão em andamento serviços como terraplenagem e drenagem do local”.

De acordo com a empresa do grupo suíço Zurich Airport, responsável também pela administração dos aeroportos de Vitória, no Espírito Santo (ES), e de Florianópolis, em Santa Catarina (SC), entre outros no país, a nova pista fará com que o terminal se torne o único no Brasil para operações offshore com duas pistas, além de permitir o tráfego de aeronaves de maior porte.

Com investimento total de 220 milhões de reais, da Zurich Airport Brasil prevê que a nova pista, que começou a ser construída no último mês de junho, seja entregue em abril de 2025, com 1.410 metros (m) de extensão, atendendo voos comerciais de passageiros e elevando a categoria do aeroporto.

“O aeroporto, que hoje é homologado para receber aeronaves de classe B, poderá operar com aeronaves de código C, como o Embraer 195. Atualmente, os voos comerciais estão suspensos temporariamente para viabilizar a construção, mas poderão ser retomados a partir de abril de 2024. A liberação em apenas 10 meses é o resultado de um estudo desenvolvido pela Zurich Airport Brasil para otimizar processos na obra, além da ampliação do investimento na construção”, explicou a empresa.

Ainda segundo a concessionária, mesmo com a construção da nova pista, a pista atual seguirá sendo utilizada para operações offshore, como voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, e que hoje são o principal movimento do aeroporto.

A Zurich Airport Brasil ressalta ainda que a construção da nova pista está sendo executada pelo Consórcio Bem Voar, formando pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, que estima a geração de cerca de 380 empregos diretos e indiretos durante as obras, contribuindo para o cenário de expansão econômica da cidade e da região.

“De acordo com dados da plataforma Retratos Regionais da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), a partir dos números divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e do Emprego, Macaé ocupa o 3º lugar no índice de cidades empregadoras do Estado do Rio nos primeiros meses de 2023”, lembra a empresa.

Segundo a plataforma da Firjan, que é atualizada mensalmente, mesmo com os números negativos em junho e a perda de 151 postos de trabalho, o que não acontecia em Macaé desde agosto de 2020, no início da pandemia do coronavírus, o saldo da cidade no ano ainda é positivo, com quase 5 mil novos postos de trabalho criados entre janeiro e junho desse ano.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana