Mídias Sociais

Cidades

Temporada das Baleias em Arraial do Cabo já começou

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Com a chegada do mês de junho, começa também a chegada das baleias, no litoral da Região dos Lagos, em especial na cidade de Arraial do Cabo. A temporada, que vai de junho a início de setembro, tende a atrair milhares de baleias da espécie Jubarte.

Segundo especialistas, esse período está ligado diretamente ao ciclo reprodutivo da espécie, que trocam as águas geladas da Antártida pelas temperaturas mais quentes do litoral cabista para reproduzir. Com isso, é comum, que esses mamíferos sejam avistados por banhistas.

Esse espetáculo ambiental se torna uma verdadeira atração para os turistas. Muitos, escolhem o "Caribe Brasileiro" na expectativa de assistir esse show a parte. De acordo com a Secretaria de Turismo a estimativa é que cerca de 15 mil turistas visitem a cidade ao longo desses meses, fortalecendo o chamado Turismo de Observação de Baleias.

De acordo com Olavo Carvalho, o Turismo de Observação de Baleias tende a crescer em 2019, atraindo principalmente estrangeiros. “Hoje, 60% deste público são de brasileiros, em geral famílias, estudantes e pesquisadores. Uma fatia de 15% dos turistas viaja com o propósito principal de avistar baleias”, contabiliza, contando que pesquisas realizadas indicam, ainda, que a grande maioria quer retornar para assistir ao espetáculo das baleias.

A previsão é de que cerca de 20 mil desses mamíferos circulem pela costa, o que possibilita grandes chances de avistamentos em mar aberto e até nas proximidades da orla.

Mais lidas do mês