Mídias Sociais

Cidades

Situação do Galpão de Sal, em Cabo Frio, será discutida em Audiência Pública

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A situação do Galpão de Sal, em Cabo Frio, será discutida em uma audiência pública convocada pela Câmara dos Vereadores. A decisão foi tomada na sessão desta quinta-feira, 15, após um requerimento feito pelo vereador  Aquilles Barreto (SD).

De acordo com o vereador, o requerimento tem como base o valor histórico e a necessidade de democratizar amplamente a discussão sobre o destino da área.

“Temos que trazer essa discussão para essa casa de leis para que possamos tirar dessa audiência pública um tombamento desse patrimônio histórico ou torná-lo como imaterial para o município,” destacou Aquilles.

A data da audiência deverá ser definida nos próximos dias em comum acordo entre o vereador autor e a presidência da casa legislativa.

 

Imbróglio do galpão de sal - Há algum tempo o Conselho de Patrimônio de Cabo Frio vem discutindo junto a sociedade sobre a possibilidade de demolição da área dos antigos galpões do sal.

Durante as reuniões, foi possível ouvir a declaração do arquiteto Manoel Vieira, que representava o proprietário do imóvel no pedido de demolição e do médico Marcelo Paes, que preparou uma apresentação para defender que o imóvel seja preservado. Além demais presentes, que opinaram contra e a favor ao caso.

O Galpão do Sal faz parte de um antigo conjunto arquitetônico que englobava outros imóveis com a mesmas características. Com o tempo, os demais imóveis foram vendidos e demolidos para dar espaço a empresas de pescado. Hoje, o Galpão do Sal é o único de pé e, para alguns, possui grande valor histórico por ter feito parte da época da economia de exportação de sal e cal na região.

 

Mais lidas da semana