Mídias Sociais

Cidades

Semana do Meio Ambiente começa nesta quarta-feira, 01, em universidade de Cabo Frio

Avatar

Publicado

em

 

Na Semana do Meio Ambiente, os cabofrienses poderão participar de atividades diferentes. A Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizará, de 1º a 3 de junho,  palestras, que ocorrerão diariamente, a partir das 19h, no auditório principal, além de workshops, plantio de mudas nativas, observação de aves e mostra de projetos elaborados a partir do reaproveitamento de materiais, como pallets e garrafas PET.

Nesta quarta-feira, 01, a palestra abordará o tema “Vegetação nativa dos ecossistemas da Baixada Litorânea”, com a participação dos professores Luiz Carlos Teixeira Júnior e José Henrique Macedo Moura.

Na quinta-feira, 02, pela manhã haverá uma aula de campo, que terá como tema a avifauna da Região dos Lagos sob a instrução do professor Eduardo Pimenta. Na ocasião, também ocorrerá a inauguração do viveiro de mudas nativas da Universidade. No dia dois, das 10h30 às 12h, a professora Claudia Oliveira ensinará os segredos para restauração de brinquedos. No período da noite serão discutidos os assuntos experiências ambientais na gestão pública e gerenciamento de resíduos industriais com a presença de Fábio Jorge Dantas de Souza, secretário do Meio Ambiente do Município de Búzios, e Felipe Brasil, assessor de assuntos ambientais do Crea. Encerrando a programação, o tema “Biossensores – metodologias alternativas para detecção de poluentes no ambiente” será levantado pelo professor doutor Manildo Marcião de Oliveira, do Instituto Federal Fluminense.

Já no última dia no evento, o workshop ensinará técnicas de replantio de mudas nativas, com o analista ambiental Roberto Campolina, da secretaria de Meio Ambiente de Búzios.

 

Sustentabilidade

Com foco na sustentabilidade, os cursos de Engenharia estão elaborando projetos que serão apresentados durante a Semana do Meio Ambiente, reutilizando materiais como pallets, banners e garrafas PET. A ideia do grupo é reaproveitar ao máximo todo tipo de material, gastando o menos possível, para executar o trabalho. Entre os projetos que serão apresentados está um lounge com poltronas e mesas de pallets e pufes de garrafas PET. O painel da semana também está sendo montado com garrafas e iluminado com lâmpadas de LED.

Mais lidas da semana