Mídias Sociais

Cidades

Sem patrocínio, Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é cancelado

Avatar

Publicado

em

 

Parece que chegou a vez da Cultura de Cabo Frio sofrer as consequências da crise econômica, que se instaurou na cidade causando transtornos por todos os setores. A organização do Festival Internacional de Dança cancelou o evento por conta da falta de patrocínios. Enquanto a organização do FESQ batalha para conseguir realizar o festival de teatro.

A Prefeitura, que sempre foi um dos principais apoios do Festival, já havia anunciado no início do ano, que não teria verba para apoiar o evento. Os organizadores tentaram até o último momento um patrocínio, inclusive com a Petrobras, mas não conseguiram obter uma resposta positiva.

O evento, que seria realizado entre os dias 12 e 16 de outubro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, foi realizado durante onze anos se consolidando como um dos mais importantes eventos culturais do Estado do Rio de Janeiro. Grupos de vários estados e países já tinham confirmado a presença e agora estão recebendo de volta os valores das inscrições.

Ainda segundo a organização, está sendo estudada a realização de uma mostra não-competitiva em data e local ainda a serem definidos.

 

O FESQ também encontra dificuldades para acontecer e espera receber apoio do participantes – A organização do Festival de Teatro e Artes de Cabo Frio também está com problemas com relação ao patrocínio para a realização do evento, e por isso, fez algumas alterações na 14º edição do FESQ, que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, no Teatro Municipal de Cabo Frio.

Ao contrário das edições anteriores, desta vez não haverá premiação em dinheiro e nem ajuda de custo para os grupos participantes. Como de costume, haverá alojamento gratuito para os participantes, já a premiação será com troféus e certificados. Por isso os produtores pedem o apoio da classe artística e do público para que o evento passe por este momento da melhor forma possível.

O público também pode ajudar, através da campanha de financiamento coletivo criada para auxiliar no custo do vento. Através do site http://www.kickante.com.br/campanhas/ajude-o-fesq-resistir , o público pode contribuir com valores a partir de R$ 10.

O FESQ Cabo Frio é considerado um dos maiores eventos do gênero no estado do Rio. A ideia do festival é levar as artes cênicas para mais perto da população. As ações realizadas no Teatro Municipal são: Esquetes Teatrais Competitivas, Debates, Arena, Oficinas Artísticas Gratuitas e apresentações de Grupos Convidados Locais de outros segmentos artísticos (Dança, Circo, Musica, Audiovisual). Enquanto as ações de rua (FESQ BAIRROS) são destinadas gratuitamente à população em geral, com oficinas artísticas e apresentações teatrais.

O FESQ também possui um forte caráter solidário, já tendo arrecadado cinco toneladas de alimentos e destinado a entidades de promoção social atuantes no município. Este ano, o FESQ pretende solidificar estas parcerias, disponibilizando ingressos gratuitamente para entidades como APAE e para alunos do Curso de Teatro do Teatro Municipal de Cabo Frio.

 

 

Mais lidas da semana