Mídias Sociais

Cidades

Região dos Lagos está com baixo estoque de sangue

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A situação do estoque de sangue no hemocentro de Cabo Frio, que atende toda a Região dos Lagos é preocupante. Além da baixa movimentação de doações, nesta época do ano, a localidade tende a ficar mais cheia, ter mais registro de acidentes e ocorrências que exigem a transfusão de sangue.

De acordo com a administração, apenas uma pessoa tem doado sangue por dia, quando o número ideal para atender a demanda seria de 18 pessoas, já que o hemocentro atende cerca de 30 unidades de saúde.

Ainda segundo a administração, os estoques de sangue dos tipos A negativo, B positivo e O negativo estão zerados. Enquanto os demais estão bem abaixo do necessário.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e descanso e ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos).

O doador deve pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado no dia da doação, apresentar documento oficial de identidade com foto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não estar utilizando medicamentos, não estar resfriado ou com gripe, não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses e não estar grávida ou amamentando.

Outras determinações médicas não permitem a doação como a doença de Chagas, sífilis, malária ou aids.

 

Mais lidas da semana