Mídias Sociais

Cidades

Quatro praias de Arraial do Cabo estão impróprias para banho após temporal

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O temporal que atingiu a Região dos Lagos na noite da última sexta-feira, 25, deixou estragos que ainda não foram sanados no início desta semana. Em Arraial do Cabo, quatro locais estão impróprios para banho.

De acordo com a Prefeitura, a Prainha, a Praia dos Anjos, a Lagos de Monte Alto e também a Praia do Forno foram afetadas devido ao rompimento de tubulações causado pelas chuvas. Todas estão sendo monitoradas por meio da Secretaria do Ambiente e da Secretaria de Segurança Pública, através da Defesa Civil, mas até o momento continuam impróprias para banho.

A Secretaria do Ambiente já acionou a Prolagos  novos testes serão feitos no início da semana. A tubulação rompida na Prainha já foi fechada pela Secretaria de Serviços Públicos.

Além das Praias, a cidade foi uma das que mais registrou problemas durante a chuva. A orla da Prainha cedeu e o entulho precisou ser retirado com máquinas, que começaram a atuar nas primeiras horas do sábado, 26.

Ainda em Arraial do Cabo, uma cratera abriu após o asfalto ceder entre as ruas Getúlio Vargas e Marcílio Dias, no bairro Canaã. Um carro que estava estacionado no local  caiu dentro do buraco.

 

Cabo Frio registrou o maior índice de chuva- Em aproximadamente três horas de chuva, Cabo Frio registrou 106,8 mm de água. De acordo com a Defesa Civil, essa quantidade normalmente é registrada para um mês inteiro. Como comparativo, o órgão utilizou a última chuva na cidade, quando também foram registrados diversos pontos de alagamento, o volume foi de 54 mm. Em Tamoios, choveu 14 mm.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de desalojados, mas o morador de uma casa na Boca do Mato foi orientado por agentes a deixar a residência por causa de um deslizamento de encosta, que deixou o muro que cerca o imóvel com risco de desabamento.

Para amenizar os danos, um "força-tarefa" foi montada no local.  “Diversos fatores contribuíram para o alagamento das ruas da cidade, como: maré alta e volume pluviométrico muito acima do previsto. Entendemos que uma força-tarefa era necessária para agilizarmos o atendimento emergencial dando rapidez e eficácia na prestação dos serviços para a população”, explica o prefeito Dr. Adriano Moreno.

O fato também reforçou a importância da população colaborar com o descarte correta do lixo para que novas ocorrências não seja registradas.

 

São Pedro da Aldeia - A cidade também registrou alguns pontos de alagamento, incluindo a RJ-140.

Segundo a Defesa Civil, choveu 34mm, o que era previsto para 15 dias do mês de janeiro. Não houve até o momento registro de desabrigados ou desalojados.

 

Previsão do tempo - Durante a semana, pode ser que Arraial do Cabo ainda enfrente um pouco de chuva, em proporções bem menores do que o último temporal. A previsão é de tempo nublado com 10% de possibilidade de chuva.

Em Cabo Frio, o tempo deve permanecer estável com sol e calor. A probabilidade de chuva também é de cerca de 10%.


 

Mais lidas do mês