Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura anuncia ampliação da rede de abastecimento de água em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Depois de levar água encanada para os moradores do Lagomar, Complexo da Ajuda e Jardim Franco, a Prefeitura de Macaé, em parceria com a CEDAE, anunciou que mais localidades serão beneficiadas pela ampliação da rede de abastecimento no município.

Graças à nova adutora, cuja obra foi concluída pela CEDAE no início deste mês, a água chegará também a bairros como Engenho da Praia, São José do Barreto, Parque Aeroporto, Imburo, Malvinas e Nova Esperança, entre outras localidades do eixo Linha Azul.

“As ações trazem a água tratada do reservatório de Santa Mônica, com capacidade de 5.000 metros cúbicos (m³) de água, até o trevo da Ajuda, levando a água à Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda, além de localidades próximas como Jardim Franco e Brisa do Vale, interligadas às redes existentes e garantindo a ampliação do abastecimento à população”, informou a prefeitura nesta semana.
De acordo com o gerente regional da CEDAE, Fernando Arruda, os moradores da Ajuda de Cima e Jardim Franco devem se dirigir à Odebrecht Ambiental, concessionária responsável, para solicitação do serviço.

“A rede já está testada e contempla moradores do eixo Linha Azul até o Lagomar. Vale lembrar que, nesta fase em que a água começa a ser distribuída, o abastecimento terá ajustes até que a vazão seja suficiente”, contou Fernando, alertando que alguns vazamentos podem ocorrer, mas que todas as ocorrências estão sendo acompanhadas pela CEDAE, que fará os eventuais reparos que forem necessários.
Segundo a prefeitura, a nova adutora tem a capacidade de conduzir 500 litros de água por segundo, e está pronta para abastecer uma população de até 200 mil pessoas. Com isso, o aumento do sistema de abastecimento prevê ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque; a construção de novo reservatório com capacidade para 5 mil metros cúbicos e 12 mil novas ligações prediais; e a construção de 34.496 metros de tubos finos com diâmetros entre 50 mm e 200 mm, entre outras ações.
Trabalho – Problema antigo dos moradores da cidade, o sonho dos moradores de ter água encanada começou a ser resolvido no governo do Prefeito Dr. Aluízio (PMDB), que iniciou as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na Linha Azul em fevereiro de 2014.

“Durante todos os meses da implantação da nova adutora, homens e máquinas trabalharam nas proximidades dos bairros Lagomar e Engenho da Praia e Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Os ajustes na instalação da nova adutora, batizada de Linha 2, foram concluídos, através da qual a capacidade de abastecimento e tratamento de água passará de 700 para 800 litros por segundo”, revelou a prefeitura.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana