Mídias Sociais

Cidades

Prefeitos da Região dos Lagos assinam pedido de recursos em prol da Laguna de Araruama

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Os Prefeitos das cidades banhadas pela Laguna de Araruama estão se mobilizando para conseguir recursos para a dragagem e desassoreamento da lagoa. O documento que solicita o valor de R$ 20 milhões será encaminhado à  Coordenação da Bancada dos Deputados Federais do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Leandro Coutinho, o pedido traz ainda a exposição de motivos para a solicitação da verba para realizar as ações na lagoa, como a  poluição e o assoreamento do local.

Para o Prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, é necessário essa mobilização para proteger a Lagoa. "É um pedido importante, pois precisamos proteger a bacia e todas as cidades que estão em volta da lagoa precisam se engajar para que os recursos cheguem e sejam aplicados nas medidas necessárias de despoluição e desassoreamento", afirmou o prefeito.

O Prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana, já levantou diversas vezes essa causa, mas entende que o movimento unificado é fundamental para que se consiga sensibilizar o Governo do Estado para ajudar a resolver o problema crônico do despejo de esgoto no ecossistema.

"Estou otimista porque nunca houve um movimento tão intenso e preocupado com a Lagoa. Precisamos de cada um para que se possa preservar esse patrimônio natural para as futuras gerações, para que tenham o mesmo prazer de contemplar e usufruir dessa beleza", acrescentou Renatinho

A Lagoa de Araruama é a maior massa de água hipersalina em estado permanente no mundo e estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.  Tem idade estimada entre 5 e 7 mil anos, com superfície de 220 km² e volume de água de 636 milhões de m³. A conexão da lagoa com o mar se dá por meio do Canal do Itajuru, em Cabo Frio.


 

Mais lidas do mês