Mídias Sociais

Cidades

Petrobras e seus 64 anos: Gigante no Brasil e reconhecida em todo o mundo

Avatar

Publicado

em

 

No Brasil, ela é considerada por muitos como a maior empresa brasileira, um gigante no mercado nacional. 

 

Sérgio Barcellos

A dimensão de uma empresa como a Petrobras é amplamente reconhecida no país. No Brasil, ela é considerada por muitos como a maior empresa brasileira, um gigante no mercado nacional. E se engana quem pensa que sua influência se resume ao solo brasileiro. A estatal é amplamente conhecida em todo o mundo.

Em 2014, a Petrobras se tornou a maior produtora de petróleo entre empresas de capital aberto do mundo. A conquista consolidou a marca e a tornou conhecida mundialmente, trazendo visibilidade, credibilidade e uma série de outros benefícios. Na ocasião, a estatal superou a ExxonMobil, multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos.

Segundo dados da época, a empresa norte-americana produziu 2,065 milhões de barris de petróleo em um trimestre, sendo superada pela Petrobras, que produziu 2,209 milhões de barris no mesmo período. É importante frisar ainda que a estatal brasileira foi na época a que mais aumentou a sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos.

No mesmo ano, quando somadas as produções de óleo e gás, a Petrobras se manteve com a quarta colocação no ranking mundial. Nos nove primeiros meses de 2014, a Petrobras e a ConocoPhilips foram as únicas empresas de capital aberto que registraram aumento de produção de petróleo.

Embora atualmente a Petrobras não atravesse o seu melhor momento, os registros de anos anteriores deixam evidente o seu prestígio e protagonismo a nível mundial. Tratam-se de marcos históricos que levaram a estatal ao topo do mundo em seu segmento de atuação. Feitos para lá de notáveis para uma empresa que comemora 64 anos de existência. Uma gigante no Brasil e também fora dele.

 

 

Mais lidas da semana