Mídias Sociais

Cidades

Petrobras anuncia nova queda no preço da gasolina e do diesel nas refinarias da empresa

Avatar

Publicado

em

 

A Petrobras anunciou nova queda no preço dos combustíveis vendidos em suas refinarias neste mês de novembro. A nova queda do preço do diesel será de 10,4% e no preço da gasolina, de 3,1%.

Apesar de ser a segunda vez em dois meses que a empresa baixa o preço dos combustíveis, a redução não foi repassada ao consumidor pelos donos de postos em todo país.

Em outubro, a Petrobras já havia reduzido o preço da gasolina e do diesel, na primeira queda desde 2009, mas a redução não foi passada pelos postos aos consumidores, conforme a reportagem do Diário confirmou em Macaé há algumas semanas.

Segundo a Petrobras, se a redução anunciada nesta terça-feira, 8, for integralmente repassado nas bombas ao consumidor final, o preço do diesel poderia cair 6,6%, ou cerca de R$ 0,20 por litro. Já o efeito sobre os preços da gasolina seria de queda de 1,3% ou R$ 0,05 por litro. Pouco, mas importante para os consumidores, principalmente nestes tempos de crise financeira.

No entanto, a Petrobras lembra que a queda do preço para o consumidor final não é direta, e “dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis”.

Em outubro, quando a Petrobras anunciou a primeira redução, o presidente da estatal, Pedro Parente, já havia adiantado que novas reduções poderiam ser anunciadas.

“Pode-se esperar um maior número de reajustes. A expectativa é que a gente possa fazer uma avaliação mais rápida dos nossos preços”, disse na ocasião.

Nesta terça, a Petrobras informou que metodologia definida pela empresa “prevê a revisão dos preços cobrados nas refinarias pelo menos uma vez por mês”, com objetivo de “implementar uma política de preços competitivos que reflita os movimentos do mercado internacional de petróleo em períodos mais curtos”.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana