Os estudantes eleitos para atuarem, através do projeto parlamento juvenil, em Cabo Frio, tomaram posse dos seu cargos na noite desta quarta-feira, 09. Os 17 alunos da rede pública municipal ficarão no cargo até o dia 28 de novembro.
Durante a cerimônia de posse, Aquiles Barreto ressaltou a importância do projeto, que estimula o exercício pleno da cidadania entre os jovens e aproxima a Câmara da sociedade, possibilitando a vivência dos estudantes numa situação concreta das atividades parlamentares. O vereador falou aos jovens sobre a importância de apresentarem projetos que representem os anseios coletivos.
Representando as escolas presentes, a diretora do Edilson Duarte, Palmira Domingues, falou da satisfação pelo segundo ano do projeto, que teve grande mobilização durante o processo eleitoral, com o engajamento de candidatos e eleitores na proposta. “Acredito na força da juventude, no trabalho e amor de vocês em fazer as coisas acontecerem”, incentivou a diretora, acrescentando que o Parlamento Juvenil é uma escola para a vida dos integrantes.
Fernando Limeira, de 14 anos, da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, está no seu segundo mandato e foi escolhido pelos colegas como presidente do Parlamento Juvenil. Morador do Segundo Distrito, diz que espera ser um porta-voz da comunidade que representa, dentro e fora da unidade escolar. “O Parlamento é uma experiência incrível. Espero ouvir o que a população deseja e trabalhar para apresentar soluções”, destacou.
O Parlamento Juvenil é um projeto para incentivar a participação de jovens na política. O objetivo é abrir espaço para diálogos e discussões acerca de temas importantes para sociedade, como educação, saúde, direitos humanos, entre outros temas.
Esse é o segundo ano em que o projeto é desenvolvido na cidade. Neste ano, a Rede Municipal de Cabo Frio possui sete unidades escolares representadas no Parlamento, que conta com 17 parlamentares juvenis, sendo um representante da Apae e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública.