Mídias Sociais

Cidades

Mutirão de limpeza é realizado na represa de Juturnaíba para celebrar Dia Mundial da Água

Thaiany Pieroni

Publicado

em

Neste sábado, 24, será realizado um mutirão de limpeza às margens da represa de Juturnaíba, na Região dos Lagos. A 10ª edição do SOS Lagoa celebra o Dia Mundial da Água, comemorado oficialmente nesta quinta-feira, 22. O ponto de encontro será na Estrada da Lagoa, bairro Bananeiras, na margem da represa de Juturnaíba, próximo à barragem.

A expectativa é de que pelo menos 200 voluntários participem da atividade, entre pescadores, moradores, colaboradores das concessionárias e autoridades locais, que irão coletar os resíduos presentes nas águas da represa por meio de barcos.

O SOS Lagoa é uma das diversas ações desenvolvidas pela Prolagos para a manutenção do manancial de Juturnaíba. Desde 2012, em parceria com concessionária Águas de Juturnaíba, o Consórcio Lagos São Joao e o Comitê de Bacias Lagos São João, a Prolagos mantém o projeto Revivendo Águas Claras, que contribui para a recuperação e conservação das matas ciliares dos rios e mananciais da bacia hidrográfica do Rio São João. Esta iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida do Reservatório de Juturnaíba e de seus rios contribuintes, beneficiando rebanhos, lavouras e toda a população que depende da água para diversos fins.

O manancial de Juturnaíba tem 48 km² de extensão, sendo o maior da região e responsável pelo abastecimento de oito municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

“A represa de Juturnaíba é o maior manancial de água doce da região e o segundo maior do Estado. Com esta iniciativa queremos mostrar para a população que precisamos preservar os nossos recursos hídricos para garantir o abastecimento das futuras gerações”, comentou o Diretor Operacional da Prolagos, Thiago Maziero.

A iniciativa é uma parceria com os moradores, concessionária Águas de Juturnaíba e a prefeitura de Araruama. Para o secretário de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca da Prefeitura de Araruama, Cláudio Leão Barreto, a preservação da lagoa representa grande valor para a população local, inclusive economicamente, por meio do turismo e da pesca. “Espero que o evento seja capaz de levar o conhecimento à população da importância da preservação do reservatório e a valiosa contribuição do mesmo para nossa região”, concluiu o secretário.

 

 

 

Mais lidas do mês