Mídias Sociais

Cidades

Municípios da Região dos Lagos oferecem opções para facilitar pagamento do IPTU

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Os municípios da Região dos Lagos estão oferecendo opções para facilitar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019. Além de descontos para cota única, contribuintes encontram facilidades para retirar guia de pagamento.

Em Cabo Frio, a Secretaria de Fazenda montou uma estrutura de auto-atendimento com três terminais, no primeiro pavimento, logo na entrada do prédio, com orientadores para a impressão das guias do tributo. Além disso, a secretaria já realiza a entrega dos carnês nas residências dos contribuintes pelos Correios e o documento também pode ser retirado pelo site.

Outro benefício oferecido pelo município é o desconto de 10% até o dia 31 de janeiro de 2019, para pagamentos em cota única. Se o pagamento for feito até o dia 8 de fevereiro, o percentual cai para 7%. E para 5% de desconto para quem fizer o pagamento em cota única até o dia 20 de fevereiro - data da primeira parcela para aqueles que quiserem parcelar em até 11 vezes - com as parcelas vencendo sempre no dia 20 de cada mês.

“Estamos com campanha do desconto de 10% para pagamento à vista. O contribuinte tem três opções para fazer o pagamento: com o carnê físico que está sendo enviado aos imóveis; pela internet, no site da Secretaria de Fazenda, onde pode ter acesso ao carnê e fazer a impressão de qualquer lugar com acesso à internet; ou presencialmente na Secretaria de Fazenda de Cabo Frio”, lembra o Secretário de Fazenda,  Clésio Guimarães

Em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura disponibilizará quatro pontos externos para a emissão das guias de pagamento do IPTU 2019, a partir desta segunda-feira, 14. Os contribuintes poderão emitir as guias no Atacadão, no bairro Campo Redondo; Costazul Supermercados, na Nova São Pedro, Mercado Tropical, no São João, e no Supermercado Terê Frutas, no Centro. Os atendimentos serão realizados nos quatro estabelecimentos de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

O contribuinte que tiver acesso à Internet pode emitir suas guias de pagamento por meio do portal da SEFAZ (http://fazenda.pmspa.rj.gov.br/) e do site oficial da Prefeitura (http://www.pmspa.rj.gov.br). É possível ainda obter as guias no setor de atendimento da Secretaria de Fazenda

Quem optar pela quitação em cota única receberá 10% de desconto, para pagamentos até o dia 28 de fevereiro, e 5% de desconto para pagamentos até 29 de março. O parcelamento pode ser feito em até 8x.

De acordo com o secretário de Fazenda, Ronny Cardoso, o objetivo da ação é facilitar a retirada da guia para os contribuintes. “Realizamos esse serviço nos mercados no ano passado e foi um sucesso, principalmente a aceitação dos moradores. Além desses quatro pontos externos de retirada, as guias do IPTU 2019 também podem ser emitidas na Internet e na sede da Prefeitura. O pagamento do IPTU por parte do contribuinte é fundamental para a manutenção da máquina administrativa da Prefeitura”, salientou.

 

 

Mais lidas da semana