A estrutura agora segue para o primeiro distrito, onde ficará até sexta-feira, 25
O distrito de Tamoios, em Cabo Frio, foi o primeiro local a receber a Unidade Móvel de Atendimento Oftalmológico, que estará na cidade até o final da semana, com o intuito de realizar os exames necessários para agilizar o processo de cirurgia em pacientes devidamente cadastrados no Tratamento Fora Domicílio (TFD).
A expectativa é que 300 pacientes sejam atendidos durante essa semana. Em Tamoios, só no primeiro dia 60 exames foram realizados, o que para os pacientes foi de grande valia, pois poupou que a viagem até Niterói, onde normalmente são realizados os exames.
“Minha mãe estava esperando alguns meses pela autorização do TFD que não existe mais em Tamoios e a vinda do ônibus foi uma bênção para muitos idosos como minha mãe, que tem 71 anos, e foi muito bem atendida. Parabéns a todos envolvidos. Esperamos que aconteçam outras parcerias nós moradores agradecemos”, comentou Carla.
A partir desta quarta-feira, 23, a unidade atenderá os moradores do primeiro distrito. A estrutura, que conta com dois consultórios e dois médicos oftalmologistas do Hospital Santa Beatriz, localizado na cidade de Niterói, ficará montada em frente ao Pronto Atendimento Médico (PAM), até sexta-feira, 25, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Para a coordenadora do programa, Gracimar Pereira Lobo de Souza, essa ação vai facilitar a vida dos pacientes do TDF, dando mais comodidade.
“Esse projeto visa diminuir a distância do paciente entre a cidade de Cabo Frio e Niterói, possibilitando agilidade ao processo cirúrgico. Com essa vinda da unidade móvel até o município, quem ganha é o paciente. Queremos o bem estar e o conforto de cada um. Os pacientes vão adiantar exames e consultas aqui para irem até Niterói somente para operar”.
O Tratamento Fora Domicílio era um programa do governo federal, mas foi municipalizado no ano de 1999. Atualmente tem 4400 pacientes cadastrados no serviço, realizando em média 800 atendimentos por semana.