Mídias Sociais

Cidades

Moradores de Rio das Ostras fazem carreata contra estado de abandono dos bairros da cidade nesta sexta (2)

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Falta de saneamento básico, água, esgoto e pavimentação, além do aumento abusivo do IPTU estão na pauta da manifestação.

Moradores realizam nesta sexta-feira (2), uma manifestação popular intitulada “Carreata Rio das Ostras Pede Socorro”, com concentração a partir das 16h, em frente ao cemitério do bairro Âncora. O protesto seguirá, a partir das 16h30, até a prefeitura, onde será entregue uma carta de reivindicações ao atual prefeito Carlos Augusto Carvalho Balthazar.

Segundo o Movimento Avança Rio das Ostras (MARO), a carreata é um protesto contra o abandono que os bairros do município vêm sofrendo, em especial pela falta de saneamento básico (água, esgoto e pavimentação) e o aumento abusivo do IPTU.

“Somos 140 mil habitantes e apenas 25% tem acesso a saneamento básico. Já foram gastos mais de R$ 600 milhões com a PPP, segundo dados da BRK, e não vemos retorno. Estamos sobrevivendo com água contaminada, esgoto a céu aberto, na lama e com buracos. Estamos cansados de pagar impostos abusivos e não vermos retorno. Queremos o compromisso da prefeitura de nos dar o básico”, diz uma nota da MARO.
A carreata está aberta a todos os seguimentos da sociedade.

Segundo dados da própria prefeitura, hoje o município conta com 141.117 habitantes sendo que apenas 25,4% destes são atendidos com sistema de coleta e tratamento de esgoto. Isso implica que os outros 74,6% (105.273 habitantes) fazem uso de fossa séptica, o que representa um forte impacto ambiental em nosso lençol freático e praias.

Estatísticas da BRK Ambiental apontam que, ao todo, R$ 600 milhões foram investidos no município desde 2007, entretanto nenhuma obra de saneamento foi feita no setor de relevância ambiental para o município, compreendendo diversas lagoas, vegetação nativa, praias e animais silvestres.


 

Mais lidas do mês