Mídias Sociais

Cidades

Moradores de Cabo Frio querem saber para onde está indo o dinheiro da taxa de iluminação pública

Avatar

Publicado

em

 

Os moradores de Cabo Frio andam questionando constantemente para onde vai o dinheiro da taxa de iluminação pública paga mensalmente pela população através da conta de energia. No último fim de semana, um morador que caminhava próximo ao Café do Trabalhador, quase foi atingido por uma lâmpada que caiu de um dos postes sem manutenção existentes por toda a cidade.

De acordo com Olney Viana, que é morador da cidade e presidente do sindicato dos servidores, essa não é a primeira vez que alguém sofre com o problema. "Hoje quase uma catástrofe, cai parte da luminária pública próxima ao Café do Trabalhador, e por pouco não atinge morador local quando fazia caminhada matinal. 20 milhões arrecadados com Taxa de Iluminação Pública e nenhuma manutenção. Outras no mesmo passeio também já caíram e nenhuma providência até hoje. Será preciso alguém morrer para darem um jeito? O povo é quem sofre as conseqüências por tamanha irresponsabilidade. Lamentável isso", expôs.

Morador da Vila do Sol, Roberto Souza, também questiona para onde está indo o dinheiro, que deveria ser destinado a esse serviço."Isso tudo é falta de manutenção! Esses 'cretinos' estão fazendo o que com a grana da taxa de iluminação?', perguntou.

Em Tamoios, segundo distrito, a situação não é diferente, há meses as lâmpadas do poste em frente a loja de Leda estão soltas, sem que providências sejam tomadas. 'Sinceramente, não sei como essa lâmpada ainda não caiu, quando venta, é uma barulho horrível dela batendo. E essa semana soltou mais uma. Já perdi a conta de quantas vezes pedi uma solução na subprefeitura sem respostas. Acho que estão esperando cair na cabeça de alguém para resolver', ironizou a empresária.

A falta de manutenção está visível não somente nas lâmpadas caindo, há diversas áreas sem energia, postes com a estrutura denegrida, dentre outros pontos; Segundo moradores, a crise ainda não entrou tanto como desculpa. Mas criou-se um jogo de empurra-empurra. " Você liga pra ampla que empurra pra prefeitura que empurra pra ampla e fica nesse ciclo vicioso sem ninguém resolver", contou o morador de Tamoios, Davi Fornasaro.

Recentemente, nossa equipe solicitou a prefeitura municipal de Cabo Frio o valor que é arrecado com a taxa de iluminação pública e quanto é destinado a manutenção deste serviço na cidade, mas infelizmente, não obtivemos respostas.

A taxa de iluminação pública é uma contribuição paga pelos usuários de energia elétrica para contribuir com a manutenção da iluminação nas ruas da cidade e nos prédios públicos. O valor é pago a concessionária de energia, que repassa a verba para o governo municipal. O curioso é que além da iluminação das ruas enfrentar esses números problemas relatados pela população, recentemente diversos prédios municipais tiveram a energia interrompida, pela falta de pagamento.

 

Mais lidas da semana