Mídias Sociais

Cidades

Macaé realiza 5ª Feira de Adoção neste final de semana

Avatar

Publicado

em

 

Evento será neste sábado (4) e domingo (5), no Centro de Referência de Animais, localizado no Parque da Cidade.  

Macaé realiza neste final de semana a 5ª Feira de Adoção de animais. O evento será neste sábado (4) e domingo (5) no Centro de Referência dos Animais, localizado no Parque da Cidade, na Praia Campista, das 10h às 17h. Estarão à disposição para adoção, cães e gatos. Além da adoção de animais adultos saudáveis, castrados, vacinados e filhotes de cães e gatos, haverá vacinação antirrábica, registro geral do animal (RGA), além de palestras educativas sobre a prevenção de zoonoses.

A feira, que ocorre sempre no primeiro final de semana de cada mês, é promovida pela Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), ligada à Secretaria de Saúde. O evento tem parceria dos protetores de animais de Macaé, oportunizando aos grupos organizados doarem cães e gatos resgatados e cuidados por eles.

Nos dois dias do evento os agentes de endemias estarão no local e farão a aplicação da vacina contra a raiva, esclarecendo as principais dúvidas da população. A proposta do poder público é integrar cada vez mais protetores, cuidadores e simpatizantes de cães e gatos do município, estabelecendo um elo de iniciativas e estratégias para a redução de animais soltos nas ruas.

A expectativa da coordenação de saúde do setor é que mais pessoas abracem a causa, adotando um animal de estimação. Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, comprovante de residência e assinar um termo de adoção. Também é fundamental que ao adotar um cão ou gato as pessoas façam logo a prevenção, imunizando-os contra as pragas urbanas, o vírus da raiva e tenham o cuidado básico que se deve ter no trato dos animais.

Dicas para quem quer adotar

Ao decidir ter um animal de estimação a pessoa deve levar em conta que o animal doméstico tem um tempo médio de dez a 15 anos de vida, que ficam doentes e precisam de cuidados constantes. Alimentação adequada e vacinação periódica são alguns dos cuidados necessários.

Daniela Bairros

Crédito: Mauricío Porão

Mais lidas da semana