Mídias Sociais

Cidades

Macaé disponibiliza vacina contra sarampo em unidades de saúde

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O surgimento de casos de sarampo em alguns estados, despertou a necessidade de disponibilizar a vacina em Macaé. A imunização contra o sarampo é recomendada pelo Ministério da Saúde para pessoas na faixa etária entre 12 meses e 49 anos de idade.
Em Macaé, a vacina está disponível nas unidades de saúde localizadas nos bairros, distritos e região serrana. Na Casa da Vacina, no Centro, a vacinação está sendo feita das 7h30 às 16h.
Devido ao frasco conter dez doses e o uso ter que ser feito em até seis horas, algumas unidades estão definindo os dias da semana em que a vacina é aplicada.
Segundo recomendação do Ministério da Saúde, crianças com idade entre seis meses a um ano e que irão para cidades com surto ativo, precisam ser vacinadas com uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem.
Crianças a partir de 12 meses de idade devem receber uma dose da tríplice viral. Crianças de 15 meses a quatro anos, devem receber uma dose de tetraviral.
Pessoas de cinco até 29 anos, devem receber duas doses de tríplice viral, com intervalo de 30 dias. Pessoas de 30 a 49 anos, devem receber uma dose da vacina tríplice viral e profissionais da saúde, duas doses de triplice viral, com intervalo de 30 dias, independente da idade.
Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Crédito: Bruno Campos

Mais lidas da semana