Mídias Sociais

Cidades

Inscrições para mergulhadores participarem do “Ecomar, Dia de Limpeza das Águas 2018" estão abertas

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Estão abertas as inscrições para a categoria mergulho, que deseja participar do “Ecomar, Dia de Limpeza das Águas 2018". A atividade é voltada a mergulhadores cadastrados na Associação Cabofriense de Mergulho Subaquático e mergulhadores de apneia. Mas, o evento, que acontece no próximo dia 15, também tem outras categorias para que toda à população possa participar da coleta de lixo submarino do Canal Itajuru.

De acordo com a organização, estima-se a participação de 500 voluntários, subdivididos nas categorias de mergulho subaquático, para coleta de resíduos no fundo do Canal do Itajurú e coleta manual de microlixos das margens da Lagoa de Araruama. O evento foi concebido em forma de gincana socioambiental e para participar os voluntários devem se inscrever para concorrer à premiação destinada aos três primeiros colocados nas modalidades mergulho e recolhimento de microlixo nas margens do Canal. Ganha quem recolher mais lixo. Os interessados podem se inscrever na sede da Comsercaf, em São Cristóvão, na Coordenadoria do Meio Ambiente, na Avenida Vereador Manoel Antunes, nº 344, e no site ecomarcf.wixsite.com/ecomar. O custo, simbólico, é de um quilo de alimento não perecível.

Na categoria destinada à coleta manual de microlixo das margens da Lagoa, a participação é livre e destina-se principalmente aos estudantes da rede municipal de ensino e ao grupo de escoteiros da cidade. A prova será realizada em dupla.

“Todo o microlixo recolhido pelos participantes será analisado pela equipe técnica do departamento de Meio Ambiente da Comsercaf. O objetivo da análise é identificar os tipos de lixos descartados de forma irregular nestes locais específicos para que a autarquia desenvolva posteriormente um trabalho de conscientização ambiental, voltado aos munícipes, sobre o descarte correto destes materiais”, afirmou o presidente da autarquia, Luiz Cláudio Gama.

O Ecomar 2018 conta com o apoio da sociedade organizada, como ONGs de cunho ambiental e esportivo, como SOMAR Turismo Adaptado,  Amigos do Peró, Acqua World, APAE Cabo Frio, Mar Sem Lixo, K2 Comunicação Visual, APSCF, CTA, Prolagos, Ecodiving, Bandeira Azul, Escoteiros De Cabo Frio, Costa Azul Iate Clube, Cabo Frio Convention Bureau, Bike Night Cabo Frio, Arraial Sub Dive Center, Gerar Dive Tour Ecoturismo, Clube Náutico de Cabo Frio, Iate Clube De Cabo Frio,Trilhas e Mergulho e Clubes de Canoas Havaianas, entre outros.

 

Coleta seletiva diária - Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de conscientização e incentivar o descarte correto de resíduos sólidos e orgânicos, mesmo após o evento, a Comsercaf dará início à Coleta Seletiva Solidária, no Boulevard Canal,também no próximo dia 15. Na ocasião, serão implantadas cestas de lixo específicas para resíduos úmidos, secos, recicláveis e orgânicos, que serão utilizadas pelos quiosqueiros e comerciantes do local, buscando a redução dos impactos ambientais do consumo.

Para o coordenador de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, o “Ecomar” representa o início do trabalho efetivo de conscientização ambiental junto a população de Cabo Frio.

“Essa iniciativa vai enfatizar aos moradores que, em Cabo Frio, tudo gira em torno do meio ambiente. Do turismo à atividade pesqueira, toda a economia do nosso município está ligada ao meio ambiente. Logo, deve ficar claro que sua preservação é essencial para a nossa economia”, enfatizou.

 


 

Mais lidas do mês