Mídias Sociais

Cidades

Inscrições para eleição do Parlamento Juvenil em Cabo Frio começam nesta segunda-feira, 16

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

 

A partir desta segunda-feira, 16, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Cabo Frio poderão se inscrever para as eleições do Parlamento Juvenil. O projeto é reconhecido nacionalmente como uma experiência de sucesso em educação cívica e já está na sua segunda edição.

Para Bruna Knauft Teixeira, coordenadora do Parlamento Juvenil, o projeto quer trabalhar de forma educativa como um suporte para que o aluno desenvolva cada vez mais o senso de participação democrática e exercício da cidadania. “Queremos que a rede de educação atinja os alunos no que tange o exercício da democracia de fato”, ressalta.

Os estudantes interessados podem efetuar a inscrição na direção da própria escola até o dia 20 de abril. Lembrando que o aluno deverá ter frequência escolar mínima de 75% e ser “ficha limpa”, ou seja, não possuir advertências e/ou suspensões.

As unidades cadastradas devem encaminhar os dados dos candidatos para o e-mail institucional do projeto até o dia 23 de abril. A homologação e divulgação dos concorrentes serão feitas no dia 24.

As eleições serão realizadas no dia 27 de abril, das 9h às 19h. O processo eleitoral será de responsabilidade das escolas credenciadas, com base na Resolução N.° 1.330, de 16/07/2015.  Serão eleitos 17 vereadores juvenis.

A posse será realizada no dia 9 de maio e as atividades seguem até o dia 28 de novembro, em sessão solene na Câmara Municipal de Cabo Frio. Os parlamentares juvenis, após eleitos, devem assistir no mínimo duas sessões da Câmara Legislativa antes de serem diplomados, além de participarem dos cursos de capacitação para exercício do mandato.

 


 

Mais lidas do mês