Mídias Sociais

Cidades

Informe de chuvas em Macaé. Confira o panorama desta tarde:

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Às 16h desta quinta-feira (8), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé divulgou um boletim informando que na Avenida Aluisio da Silva Gomes (Granja dos Cavaleiros), Linha Vermelha e entorno do Parque da Cidade não há condições de trânsito. Já no entorno da rodoviária o tráfego está normalizando.

Sobre o sistema de transporte, as linhas que circulam pelo Polo Offshore estão sem alterações no bairro Novo Cavaleiros e firmas. Na Rua Manoel Francisco Nunes, Novo Cavaleiros, bem como na região do Shopping, Cidade Universitária e Polícia Técnica o atendimento de transporte foi normalizado.

A Prefeitura de Macaé informou que continua atuando com a mobilização de diferentes secretarias e órgãos nas áreas atingidas. O canal extravasor da Praia das Pedrinhas foi aberto no início da tarde para evitar o transbordo da Lagoa de Imboassica.

Desenvolvimento Social 

A Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social está realizando rondas no município, com ênfase em pontos mais afetados como Ilha Leocádia, Nova Esperança, Comunidade Novo Rio, Nova Holanda e Piracema. Não há registro de desabrigados e sim de desalojados, que foram remanejados para casas de familiares e amigos com apoio da Defesa Civil, a exemplo de 51 moradores dos bairros Sol y Mar, São José do Barreto e Visconde que precisaram deixar suas residências.

Defesa Civil 

A equipe da Defesa Civil registrou quedas de árvores no Centro e nos bairros de Nova Macaé e da Glória. O setor já está executando a remoção. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.

Prefeitura de Macaé decreta Situação de Emergência

O prefeito Dr. Aluizio decretou Situação de Emergência em razão das consequências das fortes chuvas que atingiram Macaé. Nas últimas 24 horas, foram registrados 120 mm de chuva na cidade, e 240 mm na região serrana. A média histórica no mês de novembro no município é de 140mm.

O documento n° 153/2018, de 8 de novembro de 2018, considera a necessidade imperativa em adotar medidas de emergência para solução dos problemas causados pelas chuvas recentes amenizando os transtornos que afetam a população.

A Situação de Emergência vai se estender enquanto as chuvas fortes e contínuas permanecerem, assim como seus impactos. Pelo decreto, as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, estão autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação.

Ainda estão previstos no decreto que todos os órgãos municipais deverão permanecer em estado de mobilização para atuarem no apoio à Secretaria Municipal Adjunta do Gabinete do Prefeito, na coordenação dos trabalhos, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, entre outras medidas.

Além do decreto, o município também instalou um gabinete de gestão de crise, baseado no Centro de Convenções, visando centralizar as informações e otimizar tomada de decisões. Sob o comando direto do o prefeito Dr. Aluizio, o gabinete é composto pelas secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Saúde e Comunicação.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso, está acompanhando os trabalhos junto com o prefeito, no Centro de Convenções. Ele informou que o Legislativo está à disposição das autoridades competentes para colaborar com as ações que forem necessárias.


 

Mais lidas do mês