Mídias Sociais

Cidades

Firjan abre 1.400 vagas gratuitas para cursos direcionados ao ensino médio em todo Estado. Para Macaé, são 76 vagas disponíveis

Avatar

Publicado

em

 

Daniela Bairros

A Escola FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) SESI está com inscrições abertas para Curso Técnico da Firjan Senai até o dia 16 deste mês. Ao todo, são 1.400 vagas gratuitas. Poderão concorrer às vagas jovens com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário mínimo. Em Macaé, são 76 vagas para ampla concorrência e quatro vagas PCD (Pessoa com Deficiência).

As oportunidades estão distribuídas em 13 unidades no Estado do Rio de Janeiro, para aulas em turno integral em 2021. O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio , e serão aceitas até às 18h do dia 16 de novembro.

No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo. Alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade. Os detalhes constam no edital.  É preciso apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários. Neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital.

Calendário do edital

Os locais de prova serão divulgados online às 13h do dia 19 de novembro. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 26 de novembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A inscrição será feita apenas pelo site da escola e os candidatos têm que anexar os documentos no momento da mesma. Cada documento anexado -  carteira de identidade; cópia do CPF; cópia da declaração de escolaridade ou da declaração de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental; autodeclaração de renda (exceto casos justificáveis - de acordo com o edital, o qual requerem, também, documentação específica); comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital, deve ter no máximo 1MB e ser de um dos formatos (pdf, bmp, jpeg ou jpg).

Ensino médio e curso técnico

No primeiro ano do Ensino Médio, o aluno cursará em um turno as disciplinas da matriz curricular da Escola Firjan SESI - Língua Portuguesa; Redação; Literatura; Língua Estrangeira (Inglês); Educação Física; Arte; Matemática; História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Biologia; Física; e Química.

Além disso, no primeiro semestre, os alunos cursarão no segundo turno dois cursos de iniciação profissional da Firjan SENAI, com o objetivo de experimentação para a escolha do Curso Técnico a ser iniciado no segundo semestre, conforme opções disponíveis, de acordo com cada unidade – Informática, Logística, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Mecânica, Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Multimídia, Comunicação Visual, Programação de Jogos Digitais, Alimentos, Confeitaria, Edificações e Energias Renováveis.

Já no segundo ano, em um turno, o aluno irá cursar o Ensino Médio e, no outro, dará continuidade e concluirá o Curso Técnico. E por fim, no terceiro ano, em um turno, o aluno dará prosseguimento aos estudos do Ensino Médio e, no outro turno, deverá cursar preparatório para o Enem aos sábados e Prática Profissional (Estágio ou Aceleração de Projetos em Educação Profissional) ao longo da semana.

Quando o Curso Técnico oferecido na unidade for da modalidade a distância (EaD), haverá também aulas presenciais correspondentes a 20% da carga horária, a serem realizadas quinzenalmente aos sábados na unidade Firjan SENAI.

 

Crédito: Paula Johas

 

Mais lidas da semana