Mídias Sociais

Cidades

Estado do Rio confirma caso de peste bubônica em uma mulher de 57 anos

Avatar

Publicado

em

 

Paciente está internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo. Segundo registros, último caso da doença no Brasil em 2005.

 

Da redação

O Estado do Rio de Janeiro confirmou nessa segunda-feira (14) um caso de peste bubônica em uma mulher de 57 anos de idade. A paciente está internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo e, segundo registros, o último caso da doença no país foi em 2005, no Ceará e Teresópolis, na Região Serrana do Rio.  Apesar da confirmação, a Prefeitura de São Gonçalo, informou que não há risco de surto da doença na cidade.

Os exames da paciente, que deu entrada no Pronto Socorro Central no último dia 22 de dezembro, serão reavaliados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pode definir o diagnóstico. A peste bubônica é causada pela presença da bactéria Yersinia Pestis. A paciente está no isolamento para evitar disseminação da doença. Segundo o hospital, o resultado está previsto para ser concluído no próximo final de semana.

A paciente deu entrada na unidade hospitalar com insuficiência cardíaca e foi encaminhada para internação no hospital, onde foi realizado o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal, anal e da pele, por ela estar com uma ferida na perna.

A paciente está sendo tratada com antibióticos. Uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental já foi até a residência da paciente realizar a inspeção de pragas e roedores para evitar o surgimento de animais infectados, mas não encontrou vestígios de roedores na casa.

A peste bubônica, também conhecida como peste negra, é uma doença transmitida por meio de uma bactéria presente em roedores. A contaminação é feita por pulgas que picam o animal infectado e depois os humanos. A doença é do tipo com notificação compulsória, e se for confirmada, todas as secretarias e o Ministério da Saúde são notificados.

Crédito: Divulgação

 


 

Mais lidas do mês