Mídias Sociais

Cidades

Estação de tratamento de esgoto de Arraial do Cabo recebe visita técnica da Alerj

Avatar

Publicado

em

 

O principal objetivo foi verificar as medidas implantadas para a recuperação da Laguna de Araruama

Nesta semana, membros da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Alerj fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Arraial do Cabo, que atualmente está sob concessão da Prolagos. O principal objetivo foi verificar as medidas implantadas para a recuperação da Laguna de Araruama.

A vistoria ocorreu com o acompanhamento do vice-prefeito Sérgio Carvalho, do presidente da ESAC, Luiz Cláudio Leal Barreto, do Secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Marcio Croce e representantes da Prolagos. Dimas Tadeu de Oliveira Dias, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Renda e Pesca de São Pedro também esteve presente.

Após a avaliação na estação, ficou acordado que será feita uma análise das águas da Laguna e da Estação pelo INEA, a fim de fazer um comparativo com os resultados anteriores, seguindo as diretrizes adotadas em 2015, ano em que Marcia Jeovani começou a atuar na fiscalização das denúncias sobre o despejamento de esgoto. Na época, o assoreamento do Canal de Itajuru, em Cabo Frio, e o despejo de esgoto in natura do município de Arraial do Cabo, foram apontados como os principais causadores da não renovação da laguna.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Márcio Croce, melhorias foram identificadas pela comissão. "Foi constatado que a Estação está funcionando, tratando bem o esgoto que ali chega, apesar de alguns ajustes que ainda precisam ser feitos, como os da rede separadora do município. A princípio o nível de poluição já diminuiu bastante, isso já é um grande avanço. Agora vamos esperar os dados das análises para a comprovação oficial dessa melhora", afirmou Márcio.

Outras medidas solicitadas ainda aguardam a finalização de estudos e verbas do Governo Estadual para serem concretizadas. Entre elas estão a retirada da eclusa da ponte móvel em Monte Alto e a abertura do canal da Praia do Pontal.

Mais lidas da semana